menu
Notícias

Trindade do Sul - Município lança programa de fomento à atividade leiteira



Data de publicação: 19 de agosto de 2021
Hora: 07:28h
Créditos: Marcela Buzatto
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar



O Programa Mais Leite, vinculado ao Programa Trindade de Resultados e Inclusão (ProTrin na Agricultura), é uma iniciativa da Prefeitura de Trindade do Sul, Secretaria Municipal da Agricultura e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), que visa o fomento à atividade leiteira, a qualificação das estruturas da propriedade, bem como dos agricultores que investem e desenvolvem essa atividade. Na tarde desta terça-feira (17/08), foi realizada a primeira capacitação para os produtores de leite inscritos no programa.

 

Segundo os organizadores, esse primeiro encontro serviu para informar os participantes quanto ao funcionamento do programa. A extensionista rural da Emater/RS-Ascar Priscila Baraldi Volpi conduziu a abertura da capacitação e o secretário Municipal da Agricultura Rodrigo Pecin explicou quais serão os próximos passos.

 

Durante a atividade, o extensionista rural e coordenador regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar Valdir Sangaletti palestrou sobre gestão da atividade leiteira, planejamento, organização, análise e tomadas de decisões dentro da propriedade. Segundo Sangaletti, existem muitos fatores que influenciam a produção leiteira. “É fundamental que os produtores busquem garantir que os animais tenham disponível bom pasto, água de boa qualidade e sombra”, frisou. Ele também comentou sobre o cenário do leite na região, destacando que nos últimos anos mais de mil produtores largaram a produção leiteira. Em contrapartida, a produção de leite na região teve um aumento significativo, de mais de 16 milhões de litros.

 

O casal de produtores Joelmir Cavazin e Andreza Rodrigues Leites, estão participando do programa e reconheceram a importância dessas iniciativas e incentivos aos produtores rurais. “Vimos nesse programa uma oportunidade de aumentar a nossa produção e também diminuir os custos”, comentou Joelmir. Ao todo, 17 produtores de leite do município estão inscritos no Programa Mais Leite. O município, através do ProTrin na Agricultura, repassará 100% do investimento e o agricultor pagará apenas 50%. Os outros 50% serão repassados a fundo perdido. Os agricultores realizarão o pagamento em seis parcelas mensais, com carência de seis meses.

 

“O custo para a produção do leite tem sido determinante para manter o produtor rural na atividade. Por essa razão, nós da Emater, junto com as entidades do município, preocupados com esse cenário, iniciamos essa ação. O objetivo do programa é incentivar a atividade leiteira, qualificando os produtores e as estruturas da propriedade, realizando melhorias no manejo, organização e práticas da atividade leiteira”, comentou a extensionsita Priscila Volpi.

 

*Informações sobre a capacitação cedidas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Trindade do Sul – Jornalista Luciana Fernanda Colares.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.