menu
Notícias

Nova Boa Vista - Ativado novo poço artesiano de Linha Cachoerinha



Data de publicação: 6 de agosto de 2021
Hora: 13:05h
Créditos: Joseane Paula Steffens 
Fonte: Prefeitura de Nova Boa Vista



No último dia 28 de julho, foi desativado o antigo poço de água que apresentava problemas em Linha Cachoeirinha. A obra teve início com a perfuração de um novo poço artesiano, em 2020, posteriormente realizadas análises laboratorias, iniciado o processo de valetamento, onde após foram inseridas tubulações novas à antiga rede. Conclusas estas etapas, foi instalada a nova caixa d’água em local favorável à vazão de água ao longo da rede e, em seguida, instalação da bomba no novo poço e conclusa a obra nesta semana com a realocação de equipamento dosador de cloro (toda água que sai do reservatório recebe tratamento antes de seguir pela rede de distribuição). Este processo de distribuição de água limpa e potável beneficiará cerca de 40 famílias residentes em Linha Cachoerinha.

 Salientamos que a rede de água ainda não foi totalmente substituída, porém foram instalados cerca de 900 metros de canalização para ligação do atual sistema de distribuição. A tubulação utilizada é de alta densidade, o que garante resistência a impactos e tem maior vida útil. Todo processo de reestruturação foi realizado pela Equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura.

 A ativação do novo poço artesiano e substituição da canalização é uma solicitação há tempos reivindicada pela comunidade, devido a cor turva da água que recebiam em suas casas. No entanto, esclarecemos que eventualmente ainda terá pequenos fragmentos escuros, provenientes do interior da antiga canalização quando houver pressão na rede (ex: falta d’água, serviços de empedramento da estrada ou passagem de rolo compressor) porém a água possui potabilidade comprovada, é clorada e não apresenta excesso de minerais como anteriormente.  Neste sentido, gradualmente todos terão acesso à água de boa qualidade.

 “Todo investimento para levar água para a casa dos moradores é sempre importante, principalmente nesta situação, que apesar da água ser potável e própria para o consumo, chegava até as casas com aparência turva (escura) e prejudicava a realização de tarefas simples como lavar roupas, por exemplo, agora os moradores de Linha Cachoerinha não vão mais sofrer com esse problema”. Fala do vice-prefeito Cleber Badin, que acompanhou todo o andamento das obras da nova rede de água.   







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.