menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Projeto Adote Bons Hábitos é avaliado em evento no município

Frederico Westphalen - Projeto Adote Bons Hábitos é avaliado em evento no município

Data de publicação: 27 de novembro de 2018
Hora: 10:40h



 


No decorrer deste ano, entidades desenvolveram um projeto visando à melhoria da qualidade da alimentação e da saúde das famílias que vivem no meio rural. O projeto Adote Bons Hábitos Alimentares: Reeducar é Saudável foi uma iniciativa da Emater/RS-Ascar e do curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada (URI), que contou com o patrocínio da Sicredi e apoio da Prefeitura e Banrisul, que teve como objetivo estimular hábitos alimentares mais saudáveis entre as famílias do meio rural, bem como reforçar os cuidados com a saúde e o bem-estar. Para apresentar os resultados obtidos a partir dessa ação, entidades, lideranças e o grupo de agricultoras envolvidas no projeto participaram do evento de encerramento, na última sexta-feira (23/11), no auditório da URI, em Frederico Westphalen.


Ao longo do ano, a equipe de trabalho, formada por profissionais da Emater/RS-Ascar e da URI, realizaram atividades em dez comunidades do interior, envolvendo um público de 250 pessoas, em sua maioria mulheres agricultoras. “O projeto teve como intenção motivar os envolvidos a produzir alimentos para subsistência, bem como produzi-los de maneira saudável, através do uso de tratamentos agroecológicos e da maneira correta de consumo. Da mesma forma, essa ação teve o objetivo de realizar a avaliação alimentar e nutricional dos indivíduos e contribuir com orientações sobre patologias e agravos de saúde”, explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Vera Izabel Cancian.


Diferentes atividades foram realizadas com os participantes ao longo do ano. Distribuição de sementes, capacitações e palestras envolvendo temas como a produção agroecológica dos alimentos, a organização e melhoria dos arredores e das propriedades, oficinas de culinária, de reaproveitamento de alimentos, além das atividades de avaliação alimentar e nutricional, foram algumas das ações que fizeram parte da programação dos grupos durante o ano.


As atividades com os profissionais do curso de Nutrição e do curso de Educação Física da URI motivaram os grupos e incentivaram os participantes a continuar praticando atividades físicas. Muitos grupos seguem participando de aulas periódicas de dança e atividades físicas coordenadas por professores. No início do projeto, todos os participantes passaram por avaliação alimentar e nutricional. Na última sexta-feira, a coordenadora do curdo de Nutrição da URI, Dionara Simoni Hermes Volkweis, apresentou os resultados obtidos após a realização desse projeto, apresentando quantos participantes estão em nível de desnutrição (baixo peso), eutrofia (peso normal), sobrepeso ou obesidade.


Segundo Dionara, os resultados desse projeto foram muito positivos e animadores. Apresentando os resultados de redução de peso por comunidade, o grupo da Linha São João do Porto garantiu o primeiro lugar entre as comunidades, ao eliminar 25kg durante a realização do projeto. Além da perda de peso, outras conquistas do projeto foram o estímulo a atividades físicas e as mudanças nos hábitos alimentares das famílias. “Nutrição não é quanto de peso você perde, mas quanto de vida você ganha. Quem não tem tempo de cuidar de si própria, da sua saúde, terá que encontrar tempo para cuidar da doença”, alertou Dionara.


A programação de sexta-feira continuou com depoimentos das participantes do projeto e uma palestra motivacional. Após o almoço, uma atividade de integração foi realizada no ginásio de esportes da Escola Estadual José Canellas. Autoridades e lideranças prestigiaram o evento, entre elas a diretora geral da URI, campus Frederico Westphalen, Silvia Canan, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Eugênio Poltronieri, o gerente do Banrisul de Frederico Westphalen, José Pascoetti, o presidente da Câmara de Vereadores, Lídio Signori, a coordenadora do Plano Estratégico e representante da Prefeitura de Frederico Westphalen, Marizete Frozzi, e a agricultora e representante das comunidades rurais, Neide Ferigollo.



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto




fred1 fred1
fred1
fred2



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.