menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Primeira agroindústria de ovos caipira é inaugurada no município

Frederico Westphalen - Primeira agroindústria de ovos caipira é inaugurada no município

Data de publicação: 5 de setembro de 2017
Hora: 10:11h



 


Trabalhar com amor, dedicação e responsabilidade. Essa frase traduz em palavras o esforço da agricultora Joziane do Amarante Piton para realizar o seu sonho. A tarde da última sexta-feira (01/09), marcou o início de uma nova etapa na vida da família Piton com a inauguração da primeira agroindústria de ovos caipira de Frederico Westphalen. Autoridades, representantes de entidades e familiares participaram do ato inaugural da Agroindústria Ovos Tradição Caipira, realizado na sede do emprendimento, na Linha Boa Esperança.


“Para estarmos aqui, hoje, muitas coisas foram necessárias. Foi preciso abraçar o desafio, mudar de atividade, sair do conforto e acreditar em novas oportunidades. Nós inovamos e vamos continuar inovando. Queria e quero uma vida melhor para minha família e para minha filha. O retorno financeiro é consequência do trabalho, mas cada dia é uma oportunidade para viver melhor. O nosso desafio é ganhar mercado, conquistar o consumidor. Mas sabemos que isso é possível, pois oferecemos um produto diferenciado, que qualifica o nosso trabalho”, exclamou Joziane.


O despertar do espírito empreendedor da agricultora Joziane iniciou por meio da participação dos grupos de mulheres, atividades realizadas pela Emater/RS-Ascar para estimular o protagonismo feminino e a geração de renda para as mulheres do meio rural. “Essa conversa surgiu durante uma reunião com o grupo de mulheres, que pensaram na produção de ovos caipira como um negócio do grupo, mas a ideia não foi adiante. A Joziane era membro do grupo e sempre dizia que queria uma alternativa de renda, uma atividade que fosse dela. Dessa forma, ela prosseguiu com esse sonho e, hoje, conseguiu essa grande vitória”, contou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Vera Izabel Cancian.


A agroindústria Ovos Tradição Caipira conta, hoje, com 900 animais, produzindo uma média de 65 dúzias de ovos por dia. Essa produção já está sendo comercializada nos mercados locais e na feira do produtor. “A Emater acompanhou todo o processo, o registro da granja, prestou orientação desde a construção do alojamento, da alimentação, do programa de luz, até a construção da agroindústria em si. Além disso, orienta frente às questões de fiscalização, desde a parte ambiental, sanitária e fiscal”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mateus Stefanello.


A Cresol foi uma das grandes parceiras da família nesse empreendimento. O valor necessário para construção da agroindústria foi financiado pela cooperativa de crédito. A agroindústria de ovos caipira é fiscalizada pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O diferencial da agroindústria está no bem-estar e na saúde dos animais, que são criados soltos nas pastagens e recebem ração equilibrada. “Nosso sistema de produção ecológico oferece um ambiente natural às aves, alimentação balanceada à base de milho e soja, acompanhamento da saúde das aves por médico veterinário, coleta e seleção rigorosa de ovos, garantindo o máximo de qualidade e frescor”, reafirmou Joziane.


Para o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, a agroindústria de ovos caipira é um empreendimento que servirá de exemplo para muitas famílias em toda a região. “O que nós estamos presenciando aqui é o resgate da cultura das famílias rurais. Uma importante atividade que serve como alternativa de renda e contribui para a permanência das famílias no meio rural, vivendo com bem-estar e qualidade de vida”.


O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, atribuiu à dedicação da família o resultado alcançado. “A Joziane e sua família batalharam por esse sonho. São pessoas como essas, empreendedoras, que o nosso município precisa. E é para estimular cada vez mais essas iniciativas que nós estamos elaborando um programa de incentivo ao setor primário. Para isso, contamos com a parceria da Emater, entidade que leva conhecimento técnico aos produtores rurais. É de trabalhos como esse que vêm a nossa inspiração, para desenvolver esse programa, que visa alavancar as atividades de leite, suinocultura e tantas outras realizadas em nosso município. O mundo precisa de gente corajosa como a família Piton”.


Entre as autoridades, participaram da inauguração da agroindústria Ovos Tradição Caipira, o presidente da Câmara de Vereadores, Jacques Oliveira, o secretário Municipal da Agricultura, Cleber Cerutti, o diretor administrativo da Cresol, Loreno Cerutti, o presidente da Cotrifred, Élio Pacheco, entre outras lideranças.


 



 


EMATER - AI


 




ovos ovos



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.