menu
Notícias / Geral

Sarandi - Sarandi - Dias de Ação de Graças movimenta a comunidade

Sarandi - Dias de Ação de Graças movimenta a comunidade

Data de publicação: 19 de novembro de 2012
Hora: 07:25h



As primeiras comemorações do Dia de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festividades de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado nos Estados Unidos no outono, após a colheita ter sido recolhida. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio eram peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam a festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a última quinta-feira do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças.Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.


Dia de Ação de Graças no Brasil


O Dia Nacional de ação de Graças é uma data oficial instituída com aprovação da lei 781 de 17 agosto de 1949; segundo relatos a criação desta data foi motivada pela declaração do Embaixador brasileiro nos Estados Unidos Joaquim Nabuco logo após ele ter participado de uma cerimônia religiosa em Washington em 1909, na ocasião o Embaixador ficou muito impressionado com aquele momento de adoração do povo americano diante a Deus e em tom profético ele disse, "quisera que toda a humanidade se unisse em mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus", Joaquim Nabuco faleceu em janeiro de 1910 e não teve a oportunidade de ver a nação brasileira unida em reconhecimento ao infinito amor de Deus, mas as suas palavras não foram esquecidas e em 1949 nas homenagens do centenário do seu nascimento o Presidente Gaspar Dutra aprovou a lei que instituía o dia nacional de ação de graças, em 1965 o presidente Castelo Branco assinou o decreto que regulamentava como os órgãos público deveriam proceder em relação a data, no ano seguinte o Presidente Castelo Branco sancionou a lei 5.110, esta nova lei fez uma pequena mudança em relação ao calendário do dia de ação de graças, passando suas comemorações da última quinta-feira do mês de novembro para a quinta-feira da 4ª semana também do mês novembro, além do governo federal principal responsável pela comemoração do dia de ação de graças na capital brasileira, atualmente já existem vários seguimentos da sociedade brasileira que adotaram esta data em seus calendários a exemplo de várias igrejas evangélicos e escolas de ensino de língua inglesa.


EM SARANDI



Os  sacerdotes,  o Conselho de Pastoral e Liturgia convidam todos a participar da missa de Ação de Graças no dia 22,  às 20 horas na praça da Matriz. 
Os missionários e  missionárias deverão estar de jaleco.
Agradecemos a participação de todos.
Conselho Paroquial de Pastoral - Paróquia Nossa Senhora de  Lourdes-Sarandi        
22 de novembro Dia Nacional de Ação de Graças
 
Salmo 117
 
Louvem a Javé, nações todas, 
        E o glorifiquem todos os povos!
                 Pois o Seu amor para nós  é firme,
                           E sua fidelidade  é para sempre!
Aleluia.
 
O reconhecimento e o agradecimento sinceros trazem sempre novos benefícios.  
                   
Este dia foi escolhido por todos os cristãos para dizer a Deus muito obrigado, 
por todas as coisas boas que ELE nos deu, com: a vida, a família, os amigos, a colheita, o progresso, o emprego, pela graça da Eucaristia.
A Eucaristia foi instituída por Jesus, durante a última ceia. Ao redor da mesa 
partilhando o pão e o vinho e conversando sobre a vida fraterna, os apóstolos estavam fazendo a experiência mais importante do Reino de Deus, a partilha e o serviço.
Irmãos somos convidados  a participar da missa de Ação de Graça      A  Bíblia  nos  conta que bem antes  de  Cristo,  os  homens se  reuniam  para juntos agradecerem a Deus.  Escolhiam os melhores frutos  e as melhores  sementes colhidas, uma parte era oferecida a Deus e aos pobres.
No dia 22 de novembro, às 20:00hs, na praça da Igreja Matriz, queremos jun-tar nossa  fé, nossas  vozes,  nosso  compromisso  com a  história  e  participar  da grande CELEBRAÇÃO  DE AÇÃO  GRAÇAS, para agradecer a vida, o ano de pré-missões, vivenciar  o  a nossa fé. 
Conselho Paroquial de Pastoral – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.


Por Fernando Concatto


DiárioRS




0110fernando concatto 124 0110fernando concatto 124
0110fernando concatto 124
aaafernando concatto 137



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.