menu
Notícias / Geral

Lageado do Bugre - Lajeado do Bugre - Sustentabilidade na agricultura é tema na palestra de abertura oficial da II Festa Camponesa

Lajeado do Bugre - Sustentabilidade na agricultura é tema na palestra de abertura oficial da II Festa Camponesa

Data de publicação: 6 de setembro de 2014
Hora: 09:36h



Iniciou na última quinta-feira, 4, a II Festa Camponesa em Lajeado do Bugre. O evento, que tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura camponesa além de incentivar a produção de alimentos saudáveis nas comunidades da região, contou com a presença de autoridades municipais, entidades apoiadoras e representantes do Governo do Estado. Na abertura da II Festa Camponesa os presentes puderam acompanhar a palestra oficial de abertura, bem como visitar os estandes dos agricultores de Lajeado do Bugre e dos municípios integrantes do curso de Formação de Animadores em Educação do Campo para a Erradicação da Pobreza.


A II Festa Camponesa é fruto da parceria dos animadores participantes do curso de Formação de Animadores em Educação do Campo para a Erradicação da Pobreza ministrado pela URI/FW, Consórcio Intermunicipal de Inclusão Social e Produtiva (CISP), Emater/RS/Ascar e município de Lajeado do Bugre.


A diretora geral da URI/FW, Silvia Regina Canan, destacou a importância da parceria estabelecida entre a URI/FW e a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) na construção e manutenção do curso de animadores em educação do campo, ambiente que proporcionou a realização da Festa Camponesa que já conta com a sua segunda edição, ressaltando também que os trabalhos desenvolvidos no curso colaboram para o desenvolvimento da região. A parceria estabelecida entre a URI/FW e a FDRH para o desenvolvimento de ações como a II Festa Camponesa, também foram lembradas pela chefe de divisão de formação continuada da FDRH, Ana Cristina Ghisleni.


O prefeito de Lajeado do Bugre, Olnei Pietrobeli, destacou que ações como a II Festa Camponesa contribuem para a permanência do agricultor no campo e dão espaço para a mostra dos produtos da terra.


Na oportunidade, os palestrantes e professores Jurandir Zamberlam e Alceu Froncheti, que trabalham juntos há alguns anos e estudam a agroecologia como alternativa ao modelo tecnológico imposto ao pequeno agricultor, puderam apresentar o tema aos presentes. Esteve em destaque a valorização da agricultura familiar por meio da sustentabilidade em contrapartida ao pacote tecnológico marcado pela utilização de agrotóxicos, monocultura e organismos geneticamente modificados.


A Festa segue até domingo e contará com atrações culturais de renome como o show de Daniel Torres, João Chagas Leite e Walter Moraes na noite de hoje, sexta-feira, 5, a partir das 18h.



Assessoria de Comunicação do Projeto


DiárioRS


CLIQUE AQUIcurta a Fan Pge do site e fique informado sobre as notícias da região.




198 198



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.