menu
Notícias / Geral

Sarandi - Excesso de chuva causa problemas em lavouras de trigo no RS

Excesso de chuva causa problemas em lavouras de trigo no RS

Data de publicação: 24 de outubro de 2012
Hora: 07:01h



 


O excesso de chuva causa problemas a produtores de trigo de Passo Fundo, Carazinho e da região de Sarandi no Rio Grande do Sul. As lavouras da região ficam prejudicadas e o grão perde qualidade.


 


Foram registrados em média 90 milímetros de chuva em 12 horas. O volume de água ajudou a recuperar o nível dos açudes que secaram durante a estiagem que atingiu o estado neste ano, mas provoca o aparecimento de giberela nas lavouras de trigo.


 


Depois da chuva, vem o sol e as temperaturas chegam a 24º, o que dá condições favoráveis ao surgimento do fungo que ataca plantas que ainda não estão prontas para serem colhidas. Segundo a Emater, 24% das lavouras do estado estão nessa fase 24%. Elas ficam na região norte e foram semeadas mais tarde.


Em uma lavoura da região faltam 20 dias para a colheita. Os sintomas do ataque do fungo estão por toda parte. As espigas ficam esbranquiçadas ou com cor de palha e os grãos formados ficam chochos e enrugados. Essa é uma preocupação para os agricultores que podem sofrer restrições na comercialização da safra, conforme a legislação que controla as micotoxinas do trigo.



Lavoura de trigo em Sarandi


DiárioRS




lavoura trigo lavoura trigo



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.