menu
Notícias

Barra Funda - Escola Raio de Sol, aprendizado através da curiosidade!



Data de publicação: 24 de novembro de 2023
Hora: 09:10h
Créditos: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra Funda/RS



A turma da pré-escola atividades complementares, turno da manhã, Emei Raio de Sol, dentro do projeto sobre insetos, no mês de novembro, estudou sobre joaninhas. Por meio de histórias, rodas de conversa e pesquisas, aprendemos que tem joaninhas de várias cores entre elas vermelhas, amarelas e azuis, e que elas gostam de comer os pulgões que ficam nas folhas.
 
Entendemos que as joaninhas tem quatro asas, duas são duras e ficam em cima e duas ficam por baixo e servem para voar. Aprendemos que elas têm seis patinhas e duas antenas. Descobrimos que sua cor se sobressai, e por isso, a visão aguçada dos passarinhos logo a localiza, mas como defesa ela solta um cheio horrível que a salva. Aprendemos que ela choca até 50 ovos e que durante o inverno elas hibernam, dormem. Que existem mais de 5000 espécies de joaninhas no mundo e que para algumas pessoas elas são símbolo de sorte.
 
Cada criança fez um lindo desenho para representar sua compreensão sobre a história “A descoberta da joaninha”, foram criativos ao desenhar a natureza onde se passa essa aventura. Se divertiram ao confeccionar sua joaninha com o carimbo das mãos e adoraram escolher duas pedras e as cores de tinta e com elas compôs lindas joaninhas.
 
Com essa proposta, constata-se a importância de ouvir as crianças, considerar seus desejos, interesses e preferências. Também, percebe-se que fomentar a curiosidade é fundamental, visto que ela é nata nas crianças e faz com que elas constantemente busquem respostas, ensinando-as a ser pesquisadoras.
 
Com vivências assim, o dia a dia na escola fica mais prazeroso, alegre e divertido, e a aprendizagem se torna muito mais significativa.






O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.