menu
Notícias / Estado

Previsão do Tempo: Tendência de chuva para dez dias

Veja a tendência detalhada de chuva para o Brasil de Norte a Sul nos próximos dez dias e confira ainda o mapa de precipitação no período

Data de publicação: 24 de outubro de 2023
Hora: 07:00h
Fonte: MetSul Meteorologia



A tendência de chuva para os próximos dez dias no Brasil aponta chuva expressiva em muitos pontos do Centro-Sul do Brasil e um novo evento de chuva extrema na Região Sul que vai trazer acumulados excepcionalmente altos principalmente para os estados do Paraná e de Santa Catarina.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo meteorológico europeu, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas. Como se observa no mapa, a projeção do modelo é de muita chuva numa grande área entre o Centro-Oeste do Brasil e a Região Sul.

A Região Norte está fora do período mais chuvoso do ano que se denomina de inverno amazônico, período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Parte da região, inclusive, sofre com seca grave por conta do fenômeno El Niño que atinge quase todas as cidades do estado do Amazonas.  Com isso, os volumes de chuva diminuem na maior parte do Norte do Brasil, mas não deixa de chover.

Os mais altos acumulados de precipitação na região nos próximos dez dias tendem a se concentrar no Oeste do estado do Amazonas, Acre e Rondônia, mas do Centro para o Leste do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no Pará a chuva deve ser pouca na maior parte das localidades.

Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte da região nos próximos dez dias. Haverá pancadas isoladas e passageiras, entretanto a chuva será muito mal distribuída e na maior parte da região nordestina a precipitação será ínfima. Alguns locais não devem ter sequer chuva nos próximos dez dias. Chove mais no Oeste da Bahia e no Sul do Piauí e do Maranhão.

Já no Centro-Oeste do Brasil, ar tropical vai favorecer chuva em grande parte da região com temporais isolados na maioria das áreas nos próximos dias. O aumento da umidade com chuva mais frequente deve amenizar o calor em muitas áreas. Os acumulados de chuva no estado do Mato Grosso do Sul podem ser muito altos em várias cidades nestes próximos dez dias.

Assim como no Centro-Oeste, a chuva tende a aumentar bastante na maior do Sudeste nestes últimos dias de outubro. Volumes altos são esperados em muitas cidades de São Paulo e em diferentes pontos do estado de Minas Gerais. Várias cidades paulistas e algumas mineiras devem ter acumulados superiores a 100 mm nos próximos dez dias.

O Sul do Brasil é a região que mais preocupa e que terá os acumulados mais elevados, excessivos em vários pontos, uma vez que se espera mais um evento de precipitação extrema na região como consequência da atuação do fenômeno El Niño.

Os maiores acumulados de chuva nos próximos dez dias devem se dar entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, mas, especialmente, nos territórios catarinense e paranaense. A maioria das áreas dos dois estados terá chuva nos próximos dez dias de 100 mm a 200 mm, entretanto preocupa demais que uma extensa área registrará acumulados de 200 mm a 300 mm com marcas até isoladas de 300 mm a 400 mm, o que inevitavelmente vai levar a inundações, cheias de rios, enchentes e deslizamentos de terra em quadro hidrológico de altíssimo risco.

 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.