menu
Notícias / Estado

Fim do refresco: Calor vai retornar ao Sul do Brasil neste fim de semana

Temperatura sobe acentuadamente neste fim de semana em muitas áreas do Sul do Brasil após sequência de dias amenos

Data de publicação: 20 de outubro de 2023
Hora: 09:00h
Créditos: LUIZ F. NACHTIGALL
Fonte: MetSul Meteorologia



Fim do refresco. Os últimos dias foram bastante amenos e até frios para esta época do ano no Rio Grande do Sul, mas uma mudança de massas de ar está prestes a ocorrer no Rio Grande do Sul que vai trazer a temperatura para valores inicialmente mais perto da média de outubro à tarde e posteriormente acima.

Os gaúchos enfrentaram ontem mais um dia de temperatura baixa para outubro. Foram várias estações do Sul gaúcho e da Serra que marcaram mínimas abaixo de 10ºC. Mesmo a tarde foi fria em localidades serranas com máximas tão-somente de 10,6ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São José dos Ausentes, mais típica de um mês de inverno que de outubro.

A máxima ontem na capital gaúcha foi de apenas 22,1ºC. Na quarta, não tinha passado de 20,9ºC. Na terça, os termômetros não indicaram mais que 21,5ºC. Na segunda-feira, a máxima foi de 21,3ºC. E, no último domingo, foi de 26,7ºC.

A última vez em que Porto Alegre a temperatura superou os 30ºC na estação oficial do bairro Jardim Botânico foi há mais de um mês, quando no dia 17 de setembro a máxima atingiu elevadíssimos 35,7ºC na capital gaúcha.

A temperatura máxima média em Porto Alegre nos primeiros 19 dias de outubro foi de 22,4ºC. O valor está muito abaixo da máxima média histórica do mês de outubro (série 1991-2020) de 25,2ºC, com um desvio negativo de 2,8ºC que é por demais expressivo.

Só que o refresco está chegando ao fim. Haverá uma troca de massas de ar frio. Sairá a mais fria que predominou ao longo desta semana e ingressará ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina que vai trazer uma acentuada elevação da temperatura nos estados do Sul.

Para Porto Alegre, depois dos 22ºC de ontem, a previsão da MetSul indica para esta sexta-feira uma máxima ao redor de 24ºC a 25ºC. No sábado, com tempo aberto e ar mais quente ingressando, a máxima deve chegar aos 28ºC na capital gaúcha. O domingo, por sua vez, deve ter máxima em torno dos 30ºC a 31ºC.

O domingo, aliás, deve ser o dia mais quente do fim de semana em todo o Rio Grande do Sul. Grande parte do estado terá máximas perto ou acima dos 30ºC. Instabilidade pode frustrar aquecimento maior em áreas perto da fronteira com o Uruguai. Santa Maria deve ir a 32ºC, Santa Rosa a 34ºC ou 35ºC, Passo Fundo a 31ºC e Caxias do Sul a 30ºC.

Como se vê, exceção da Fronteira Oeste e do Noroeste gaúcho que deve ter uma tarde de domingo bastante quente, o calor não será muito intenso na maioria das localidades gaúchas. Fará calor, mas dentro de padrões normais para o que poderia se esperar na segunda metade de outubro.

A temperatura se eleva neste fim de semana também em Florianópolis, mas sem calor. As máximas vão ficar ao redor de 25ºC a 27ºC. No Oeste catarinense é que aquece muito com marcas acima de 30ºC em muitas cidades.

O mesmo ocorrerá no Paraná com forte calor no Oeste, onde as máximas ficam ao redor de 35ºC, mas em Curitiba as máximas não passam muito de 24ºC ou 25ºC. Em São Paulo, esquentará muito no interior, porém a capital paulista seguirá com temperatura muito agradável e máximas de 21ºC a 22ºC no sábado e de 25ºC a 27ºC no domingo.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.