menu
Notícias / Geral

Rondinha - Secretaria de Educação e Cultura realiza evento de Premiação da Campanha de Incentivo à Leitura 2023



Data de publicação: 5 de outubro de 2023
Hora: 09:20h
Fotos: Divulgação
Fonte: Joel De Brito/DiárioRS



Recentemente, a comunidade de Rondinha se reuniu para celebrar as atividades da Campanha de Incentivo à Leitura 2023, intitulada "Quem conta um conto, acrescenta um ponto". O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Rondinha em parceria com as escolas do município.  Foi um momento de reconhecimento e celebração do amor à leitura, envolvendo direções escolares, professores e alunos.

A Campanha de Incentivo à Leitura é uma iniciativa que busca fomentar o gosto pela leitura entre as crianças e estudantes de Rondinha, estimulando o desenvolvimento da capacidade leitora, interpretação e escrita. Ao longo do ano letivo, as escolas realizam diversas atividades com o objetivo de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dessas habilidades.

A tarde de premiação foi repleta de criatividade, arte e literatura, com apresentações das escolas que encantaram os presentes. As ações incluíram dramatizações de obras, coreografias e peças teatrais que aproximaram os alunos das histórias e da literatura.

Dentre as apresentações, destacaram-se a dramatização da obra "Você também quer saber que história é essa?" pela turma do Pré B da EMEI Profª Eida e a interpretação da música "Janela de Aprendiz" pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Menegon.

O Centro Estadual de Educação Básica Conde D’Eu também marcou presença com diversas apresentações, incluindo dramatizações de obras como "A Festa das Cores", versos sobre o "Orgulho Gaúcho" e peças teatrais baseadas nas obras "Dom Quixote de La Mancha e Rei Lear".

O evento foi encerrado com chave de ouro, quando um grupo de alunos da EMEB Francisco Mariano Braga apresentou a peça teatral "O palhaço Emebino", sob a coordenação da Profª Miriam, que também foi a criadora da peça.

Além das apresentações artísticas, a Campanha da Leitura trouxe à cidade a escritora Eleonora Medeiros, que participou do projeto "Autor Presente" em junho, encantando a todos com suas histórias e contações.

Outro destaque da campanha foram os Concursos de Desenho e Redação, baseados nas obras da escritora Eleonora Medeiros. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro como reconhecimento por seus esforços e talento. Na categoria de Desenho, os vencedores foram:

Categoria Pré B:

1º Lugar: Cecília Manfro – Pré B - EMEB Francisco Mariano Braga

2º Lugar: Pedro Henrique Cavasini Schenatto – Pré B - EMEI Professora Eida

Categoria 1º e 2º anos:

1º Lugar: Eriky Scaravelli – 2º ano – EMEB Francisco Mariano Braga

2º Lugar: Ágatha Cássia Donida – 1º ano – CEEB CONDE D’EU

Categoria 3º, 4º e 5º anos:

1º Lugar: Alanna Vitória Stivanin – 4º ano - CEEB Conde D’Eu

2º Lugar: Ana Júlia Buffon Franciozi – 4º ano - EEEF João Menegon

Já na categoria de Redação, os vencedores foram:

Categoria 6º e 7º anos:

1º Lugar: Emanuel Luis Gottardo – 7º ano – EMEB Francisco Mariano Braga

2º Lugar: Mateus Antônio Cenci Longhi – 7º ano – CEEB Conde D’Eu

Categoria 8º e 9º anos:

1º Lugar: Khaic Weslley Vargas dos Santos – 9º ano – EMEB Francisco Mariano Braga

2º Lugar: Amanda Ferreira Pozenatto – 9º ano – EMEB Francisco Mariano Braga

O evento reuniu professores, alunos e diretores das escolas participantes, além de contar com a colaboração das juradas Profª Graciane Partichelli e a Designer Taísa Brancher na escolha dos desenhos, e da Profª Maria Emília Sampietro na seleção das redações.

O evento de premiação encerrou-se com a promessa de novas aventuras literárias e o desejo de que o amor pela leitura continue a crescer em Rondinha. A todos os envolvidos, parabéns pelo comprometimento e dedicação a essa nobre causa.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.