menu
Notícias / Estado

Chuva forte e intensa, raios e granizo nesta quarta no Sul do Brasil

Centro de baixa pressão trará muita instabilidade no Sul do país com chuva volumosa e temporais de raios e granizo

Data de publicação: 4 de outubro de 2023
Hora: 07:00h
Fonte: MetSul Meteorologia



O tempo começou a se instabilizar já nesta terça no Rio Grande do Sul, inclusive com queda de granizo em alguns pontos do Noroeste gaúcho, mas a MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade mais forte no estado se dará nesta quarta-feira com chuva localmente forte a intensa e temporais isolados, acompanhada de raios e granizo em diversas localidades.

Uma área de baixa pressão atmosférica avançará do Nordeste da Argentina e cruzará pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia, gerando nuvens carregadas sobre o estado que irão provocar chuva forte e temporais isolados em várias cidades gaúchas. Pontos muito isolados podem ter temporais de maior intensidade.

A instabilidade mais forte no Rio Grande do Sul nesta quarta deve se dar em municípios do Oeste, Centro e o Norte do estado enquanto no Sul gaúcho deve chover muito menos com risco baixo de tempo severo.

Regiões como o Centro gaúcho, as Missões, Noroeste, Médio e Alto Uruguai, os vales, Grande Porto Alegre, Planalto Médio, Serra, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte são as que possuem maior probabilidade de chuva forte e tempestade isoladas nesta quarta-feira.

Muitas cidades da Metade Norte gaúcha registrarão apenas nesta quarta-feira volumes de chuva entre 50 mm a 100 mm, o que é muito para apenas um dia. Diversos pontos da área metropolitana podem somar apenas nesta quarta marcas perto ou acima dos 50 mm. Com isso, é alto o risco de alagamentos. Arroios podem subir e transbordar em alguns pontos e zonas rurais da Metade Norte podem ter inundações localizadas.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo WRF para as próximas 72 horas em que se observa a tendência de chover mais de 100 mm em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com acumulados entre 50 mm e 100 mm em diversas localidades dos dois estados.

Veja nos mapas abaixo as projeções de pressão atmosférica e chuva do modelo do Centro Meteorológico Europeu para o Sul do Brasil na madrugada, manhã, tarde e noite desta quarta-feira. Atente como na primeira metade do dia a instabilidade será maior no Rio Grande do Sul e na segunda metade da quarta-feira sobre Santa Catarina e o Paraná.

A MetSul Meteorologia pondera, assim, que a intensa instabilidade não vai durar o dia todo no Rio Grande do Sul e deverá se concentrar mais na madrugada e de manhã. Da tarde para a noite, as nuvens mais carregadas vão para o mar e Santa Catarina.

A previsão é de muitas nuvens e chuva em todas as regiões gaúchas no começo do dia. No decorrer desta quarta-feira, porém, o tempo já começa a melhorar em parte do estado. As nuvens diminuem e o sol aparece em diferentes localidades, em especial do Oeste, Sul e parte do Centro do estado. No Norte e no Nordeste gaúcho é que se espera mais nuvens ainda na segunda metade do dia com precipitação leve em diferentes pontos.

Chuva localmente forte e tempestades isoladas devem atingir também Santa Catarina e o Paraná nesta quarta. Fortes áreas de instabilidade avançam para os dois estados ainda de manhã nesta quarta e permanecem da tarde para a noite. A chuva será mais ampla em Santa Catarina do que no Paraná com elevados volumes em diversos municípios do estado catarinense.

 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.