menu
Notícias / Geral

Palmeira das Missões - Comissão dos 150 anos de Palmeira das Missões é lançada com representações de diversos setores da comunidade

Cerimônia reuniu uma seleção de autoridades locais e convidados

Data de publicação: 9 de agosto de 2023
Hora: 08:10h
Créditos: Daniela Vargas/
Fonte: Prefeitura de Palmeira das Missões/RS



Na manhã desta terça-feira, 8 de agosto, um marco histórico para Palmeira das Missões teve início com o lançamento oficial da Comissão dos 150 anos da cidade. A cerimônia aconteceu no restaurante do Parque e reuniu uma seleção de autoridades locais e convidados, todos eles farão parte dos grupos de trabalho que irão contribuir para as festividades do sesquicentenário da cidade.

Os grupos de trabalho foram divididos em categorias que refletem a diversidade de Palmeira das Missões: Resgate da História Política e Administrativa, Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Igrejas e Religiões, Entidades e Movimentos, Imprensa, Praças, Monumentos e Pontos Turísticos, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Judiciário e Desenvolvimento Econômico.

Evandro Massing, prefeito e presidente da comissão dos 150 anos, enfatizou a importância da participação dos membros da comissão. Ele destacou que o grupo é formado por indivíduos da própria comunidade, unidos pelo objetivo de refletir sobre a história da cidade e construir um futuro ainda mais promissor. Massing também expressou sua confiança de que, através do esforço colaborativo, a comissão será capaz de realizar celebrações significativas e memoráveis ao longo do ano.

Segundo a secretária da Cultura e Turismo e coordenadora-executiva da comissão, Maria Andréia Maciel Nerling, a participação diversificada na comissão ressalta a vontade da comunidade de preservar o patrimônio cultural e a história de Palmeira das Missões. “O lançamento da Comissão dos 150 anos de Palmeira das Missões não apenas marcou o início das celebrações pelo aniversário da cidade, mas também trouxe uma sensação de otimismo e renovação, à medida que os cidadãos se unem para criar um futuro próspero e memorável”, 

Além do material editorial e audiovisual a ser produzido, contando a história do município a partir dos depoimentos dos membros desta comissão, também está previsto um calendário de eventos culturais até o dia 6 de maio, aniversário dos 150 anos de Palmeira das Missões.

Estão previstos eventos tradicionais, como a Feira do Livro, o Natal dos Ervais, o Carnaval Popular, o 3º Festival Popular Vozes Contemporâneas e o 37º Carijo da Canção Gaúcha, além de atividades especiais de comemoração, como o aniversário do MTG, um Concurso Literário de contos, crônicas e poesias, a mostra fotográfica "Olhares da Palmeira" e a Mostra de Cinema dos 150: "Curta Palmeira" - com produções incentivadas pela Lei Federal Paulo Gustavo. Tudo isso culminará em uma grande festa de aniversário - uma Virada Cultural com 24 horas de atividades envolvendo a comunidade em sua mais ampla diversidade cultural, celebrando de maneira coletiva o sesquicentenário da cidade.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.