menu
Notícias

Palmeira das Missões - I Mostra Científica da 20ª CRE premia talentos das escolas da região



Data de publicação: 8 de agosto de 2023
Hora: 09:35h
Créditos: Carine Zandoná Badke
Fonte: 20ª Coordenadoria Regional de Educação



Um verdadeiro sucesso. Assim pode ser definida a I Mostra Científica - Etapa Regional da 20ª Coordenadoria Regional de Educação. Um dos maiores eventos sobre ciência, sustentabilidade e tecnologia da região foi realizado nesta quinta-feira, 3 de agosto, no Campus da UFSM Palmeira das Missões. 

 

Com o tema “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”, a Mostra Regional teve como foco a promoção da divulgação científica, dos jovens talentos e a integração entre estudantes, professores e comunidade em geral. O evento também buscou aproximar a produção de conhecimento da realidade social dos estudantes da rede estadual de ensino. 

 

Ao todo, 112 trabalhos de 49 escolas de abrangência da coordenadoria regional foram apresentados no evento que reuniu mais de 600 pessoas. 

 

Três projetos levaram para casa o troféu de campeões da I Mostra Científica - Etapa Regional da 20ª Coordenadoria Regional de Educação nas modalidades Anos Iniciais, Anos 

 

Finais e Ensino Médio. Os projetos premiados foram:

 

  • Composteira Sustentável da Escola Estadual Sepé Tiarajú, de Frederico Westphalen 
  • Cooperativa Meliponicola CEEDO do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, de Cerro Grande
  • Oficinas Ecológicas do Instituto Estadual de Educação 22 de Maio, de Palmitinho. 

Além do troféu, os projetos foram classificados para a Etapa Estadual, que acontece no dia 24 de novembro, em Porto Alegre. Os trabalhos foram selecionados por avaliadores das Universidades UFSM Palmeira das Missões e URI Frederico Westphalen. 

 

"Ao ter a oportunidade de participar da Mostra Cientifica, o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, e o professor um mediador do processo. Além disso, a Mostra é uma oportunidade para mostrar, vivenciar, participar e respirar o que os nossos estudantes e professores vem realizando no ‘chão da escola’. É o momento da Escola, é o momento dos educadores, é o nosso momento coletivo. Também promove a inclusão e a integração entre escola e sociedade”, disse a coordenadora regional, Jogelci do Carmo, durante a solenidade de abertura do evento. 

 

O elo que une todos pela educação mostrou, mais uma vez, a sua força. Além de movimentar os educandários da região, a Mostra também promoveu a integração entre escola, comunidade e universidade. O evento contou com a participação de expositores de Palmeira das Missões e região. A comunidade palmeirense e regional pôde visitar o local, que também contou com apresentações artísticas da Escola de Música e Arte do grupo Poli Dancing, da Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões.

O evento também marcou a abertura do 2º Semestre Letivo 2023 das Escolas da 20ª CRE. 

 

A 20ª CRE agradece aos apoiadores e patrocinadores da I Mostra Científica - Etapa Regional, são eles: UFSM-PM, URI-FW, Prefeitura de Palmeira das Missões, Sicredi, Creluz, Banco do Brasil, Sesc, Sicoob, Cresol, Cotrisal, Magazine Luiza, Banrisul e Emater/RS-Ascar. 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.