menu
Notícias

Palmeira das Missões - Projetos de estudantes da 20ª CRE são premiados na Expo MILSET Brasil 2023



Data de publicação: 20 de junho de 2023
Hora: 08:00h
Fotos: Divulgação
Fonte: Ascom 20ª CRE



Projetos desenvolvidos por estudantes de escola da 20ª Coordenadoria Regional de Educação se destacam na Expo Nacional MILSET Brasil, um dos mais importantes eventos científicos do país, realizado em Fortaleza, no Ceará.

O projeto “Avaliação da atividade inseticida de extratos vegetais de pimenta, alho e arruda no controle alternativo de pragas”, dos alunos Jean Carlo Oliveira Toledo e Otávio Luís Thiel, da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões, conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Agrárias. A atividade foi orientada pela professora Carine Meier.

Com o projeto “Proteína Verde! Lemina minor alternativa para a suplementação humana e animal, uma aliada para a reutilização de resíduos aquosos”, os estudantes Varlei Fonseca Pereira e Vivane de Bortoli, orientados pelo professor André Luis Saldanha Botton, garantiram o 4º lugar na categoria Meio Ambiente. 

O projeto “Avaliação da influência de diferentes tipos de substratos como fonte de alimentação sobre a reprodução de Tenébrio Molitor”, idealizado pelos alunos Gabriel Volpato Faccin e Rafaela Spiecker Chiavagatti, sob a orientação do professor Magnos Maioli Volpato, também foi destaque durante a feira e recebeu uma credencial para um evento internacional. 

Os alunos premiados falaram sobre a experiência de participar do evento. “Ficamos imensamente gratos pela oportunidade em ter participado de uma feira tão importante. Agradecemos aos nossos orientadores por confiarem em nosso potencial. Além de conhecermos pessoas de diferentes lugares, adquirimos novos conhecimentos e ensinamentos”, disseram.

Para a professora Carine Meier, que orientou um dos projetos, é muito importante que os estudantes participem de eventos como o MILSET, que inspiram e oferecem oportunidades. “Visamos uma formação de qualidade, sempre desafiando nossos alunos e oportunizando para eles novas experiências. Assim, desenvolvem suas habilidades, trocam conhecimento e conhecem diferentes realidades. Agrademos a 20ª CRE e a Secretaria de Educação pelo apoio e incentivo”, destacou. 

A Expo Nacional MILSET Brasil é um evento internacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (MILSET), do Comitê da MILSET AMLAT e da Associação Movimento pela Ciência e Aprendizagem do Brasil. A feira reúne projetos de alunos dos ensinos Fundamental, Médio/Técnico e Superior, de todos os estados do país, além de diversos países. 

Os projetos, além de receberem medalhas e certificados de participação no evento, foram credenciados para participarem de eventos em outros países. O trabalho sobre o inseticida de extratos vegetais no controle de pragas recebeu uma credencial para participar do Expociências Nacional realizado no Chile. O “Proteína Verde” conquistou uma credencial para a Expo Science International (ESI) 2023, no México. Já o projeto sobre a reprodução de Tenébrio Molitor está credenciado para o Encontro Internacional de Semilleros, na Colômbia.

 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.