menu
Notícias / Mundo

Tempestade solar leva cenas de aurora boreal para regiões nas quais geralmente não são vistas; veja fotos

Não foi um brilho verde típico das auroras boreais, mas, sim, um brilho mais avermelhado.

Data de publicação: 25 de abril de 2023
Hora: 09:00h
Fotos: Ted S. Warren/AP
Fonte: g1



Uma tempestade solar fez com que auroras boreais pudessem ser vistas em regiões mais ao sul do que aquelas em que geralmente essas cenas ocorrem no último fim de semana.

Na semana passada, houve uma explosão solar que lançou gases na direção da Terra, segundo a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos.

Aurora boreal vista no estado de Washington, nos EUA, em 24 de abril de 2023 — Foto: Ted S. Warren/AP

As auroras foram relatadas em partes da Europa e da Ásia. Nos EUA, os observadores notaram alterações nos estados de Wisconsin, Washington, Colorado, Califórnia, Novo México e Arizona.

Não foi um brilho verde típico das auroras boreais, mas, sim, um brilho mais avermelhado.

Mulher observa aurora boreal na Rússia, em 23 de abril de 2023 — Foto: Dmitri Lovetsky/AP

Quanto mais ao norte, mais nítidas as imagens, pois as partículas energizadas interagem com a atmosfera mais próxima da Terra. Quanto mais ao sul, mais a curvatura da Terra modifica as cenas, à medida que as partículas interagem mais alto na atmosfera.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.