menu
Notícias / Trânsito

DetranRS implementa sistema de monitoramento de provas práticas de habilitação

O novo sistema otimiza a aplicação das provas e torna o processo mais seguro e transparente

Data de publicação: 4 de abril de 2023
Hora: 08:35h
Fotos: Divulgação/DetranRS
Fonte: Ascom/DetranRS



O DetranRS iniciou, em 22 de março, na regional de Alegrete, a implantação do monitoramento das provas práticas para obtenção da carteira de habilitação, o qual inclui reconhecimento facial, filmagem dos exames e informação aos candidatos da pontuação atingida.

O novo sistema otimiza a aplicação das provas e torna o processo mais rápido, seguro e transparente. A previsão é que em até 90 dias essas novidades sejam gradualmente implantadas nas regionais em todo o Estado.

Para o aprimoramento da aplicação das provas práticas, os examinadores portarão smartphone (no qual preenchem o relatório), os veículos serão equipados como câmeras e haverá uma central de armazenamento de imagens.

“Além de ser mais ágil e seguro, o cidadão pode perceber o investimento do DetranRS na modernização, para garantir um trânsito mais seguro, que é a nossa missão”, destaca o diretor técnico Fábio Santos.

Os representantes do DetranRS acompanharam de perto o início da utilização dos equipamentos e ainda participaram do 5º Encontro Pedagógico da Fronteira Oeste, promovido por um centro de formação de condutores (CFC) de Uruguaiana. No evento, as faltas que mais ocasionam reprovações no CFC foram apresentadas e serviram de base para um debate que ocorreu em seguida.

O DetranRS dá suporte aos credenciados, para que o processo de habilitação seja sempre revisto e modernizado.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.