menu
Notícias / Cultura

Encerramento do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa na capital foi marcado com o II Sarau Virtual da Literatura Gaúcha



Data de publicação: 30 de janeiro de 2023
Hora: 10:00h
Fonte: Eliane Tonello



Na tarde de 27 de janeiro de 2023, a Faculdade Factum, acolheu  o encerramento do VIII Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, em Porto Alegre/Brasil, com o significativo evento da literatura gaúcha: o II Sarau Virtual da Literatura Gaúcha, no formato híbrido. Idealizado por Eliane Tonello, fundadora/presidente atual da APEAL - Academia dos Psicólogos Escritores da América Latina, e por Maria da Glória Jesus de Oliveira, presidente atual da ALFRS - Academia Literária Feminina do RS. O Sarau Virtual da Literatura Gaúcha nasceu durante a pandemia, em 2021.

A atividade teve a presença de escritores de diversas faixas etárias, mesclando o tema livre ao lema do FSMPI 2023, "Um novo mundo é possível, grisalho".  O respeito ao mundo grisalho foi aclamado em forma de poesia, contos e depoimentos que ultrapassaram o preconceito social frente aos adultos maduros e idosos. O que não significa romancear a cor do cabelo e nem desconsiderar as limitações físicas, e sim, valorizar a mais longa fase do desenvolvimento em um “tempo de o pulsional voltar-se ao eu”, quando requer aceitação de si, além do cuidado do outro. Também, de forma presencial, houve música, canto e dança por um casal constituído de uma poeta e um músico, abrilhantando o evento.  

A APEAL tem o ano de fundação em 2021 em Porto Alegre, tendo como lema é ”A verdadeira satisfação que usufruímos de uma obra literária procede de uma libertação de tensões em nossas mentes”, afirmação do austríaco e pai da Psicanálise, Sigmund Freud.

A ALFRS, fundada em 1943, em Porto Alegre, tendo como lema “Sempre mais acima, sempre mais além”, do francês Émile Littré, do movimento positivista. Tem sede própria na Rua Sarmento Leite, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, tendo sido declarada como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, pela lei nº 12.772/2007. 

O II Sarau Virtual da Literatura Gaúcha reuniu o público escritor de diversas entidades da literatura gaúcha, representada por presidentes e/ou integrantes, a seguir: 

Academia dos Psicólogos Escritores da América Latina

Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS

Academia Literária Feminina do RS

Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul, 

Academia de Letras e Artes Sepeese, São Sepé/RS

Academia de Letras Machado de Assis, Porto Alegre/RS

Academia Rio-Grandense de Letras

Academia Cachoeirense de Letras, Cachoeira do Sul/RS

Academia de Escritores do Litoral Norte 

Academia de Letras e Artes de Arroio Grande, Arroio Grande/RS

Academia Pelotense de Letras, Pelotas/RS

Academia de Belas Artes/RS

Institut Cultive Suisse Brésil 

Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras do Século 21, Cruz Alta/RS

Sociedade Partenon Literário

Academia de letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Tucunduva e Novo Machado – RS

 

É importante aprestar-se para o envelhecimento, sendo essencial cuidar das crianças criativas que habitam em cada um nós, preparando essa fase de maturidade e colheita. 

 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.