menu
Notícias / Educação

Escritora Rondinhense é premiada na capital gaúcha



Data de publicação: 16 de novembro de 2022
Hora: 08:00h
Fonte: Eliane Tonello



Depois da sessão de autógrafos da obra Adulto Maduro Psicossomática e outros ensaios de Psicologia, na maior feira de livro a céu aberto da América Latina, na Praça de autógrafos da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 5 de novembro às 18 horas, chegou mais um motivo para comemorar.

Na noite de 12 de novembro de 2022, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Adélia Einsfeldt revelou que a Rondinhense Eliane Tonello receberia das mãos do Presidente da Academia de Letras do Brasil/RS, Sr. Milton Pantaleão Jr. o Prêmio Milton Pantaleão de Literatura Independente 2022, na Categoria Solo.

A obra reúne escritos, ensaios e artigos da trajetória profissional e acadêmica da autora, visando valorizar e divulgar os conhecimentos na área que elegeu para formação e trabalho: a psicologia. Eliane entende que os diversificados temas são de relevância social na criação de um espaço de reflexão para profissionais da área e para os interessados em assuntos da psicologia.  Faz um percorrido desde as travessias das pulsões na adultez madura, um encontro imaginário com Cora Coralina, o fator emocional e o câncer de mama, a criatividade no adulto maduro, sensações intrauterinas e palavras, os aspectos emocionais envolvidos na exploração da pedofilia e pornografia infanto-juvenil.

Salienta Eliane que “...o sintoma que aparece na clínica significa acúmulo de intrusões e não apenas consequências de um evento isolado. Estímulos em excesso irrompem no psiquismo imaturo e deixam rastros do irrepresentável encapsulado no silêncio”.

A apresentação da obra foi da Psicanalista Rosa Squeff, enquanto a aba ficou a cargo do professor de escrita criativa e Psicanalista Paulo Monteiro Ferraz. A pintura da capa é do filho, o publicitário Henrique Arsego, criada no jardim da infância. 

 

Obras publicadas:

- Tecendo a Sanidade: o caso Arthur Bispo do Rosário (ensaio)

- Encontro nas Estações (poesias)

- A Espiral de Gerações (romance)

- Layla e a Uva (quadrilíngue infantojuvenil)

- Layla e Pedro (quadrilíngue infantojuvenil)

 

Eliane Tonello é membro na Academia de Letras do Brasil, RS, e ocupa, desde 2017, a cadeira de nº 34, que tem como Patrono Arthur Bispo do Rosário. 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.