menu
Notícias / Agronegócio

Semana de tempo seco possibilita plantio de trigo na região



Data de publicação: 5 de julho de 2022
Hora: 10:45h
Créditos: Mateus Miotto
Fotos: Pixabay
Fonte: Rádio Uirapuru



A aguardada janela de tempo seco já chegou na região.  A MetSul Meteorologia apontava, ainda na semana passada, que o inverno faria um “recesso” devido a um bloqueio atmosférico.  Este sistema garante, na região, que o frio não avance e ao mesmo tempo as chuvas sejam muito limitadas.

A previsão se confirmou, para alívio dos agricultores que já temiam o atraso no plantio do trigo, devido às constantes chuvas do último mês.  Os volumes foram tão altos que, conforme dados da Embrapa Trigo, junho de 2022 foi o mais chuvoso dos últimos 42 anos na história de Passo Fundo.

No programa Cotações e Mercado, do último domingo, esta “janela” do clima, possibilitando o plantio, foi o tema central.  Isso porque em todos os programas é feito um prognóstico do clima para os próximos dias, com base em dados de observatórios internacionais e nacionais.  O cerealista Emeri Tonial revelou que para esta semana Passo Fundo não terá chuva.  Há uma pequena chance na quinta-feira, mas de baixos volumes.

Conforme dos últimos dados, a chuva ocorreria a partir do dia 11 e seguindo até o dia 15, ao menos, com precipitações todos os dias.  Com isso o que se vê é uma “corrida” nas lavouras, com os agricultores aproveitando cada momento para trabalhar e semear a terra antes do retorno de mais um longo período chuvoso.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.