menu
Notícias / Saúde

Teste do Pezinho é essencial para diagnóstico precoce de doenças

Coleta deve ser realizada entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido

Data de publicação: 7 de junho de 2022
Hora: 08:30h
Fonte: Assessoria de Comunicação - HSVP Passo Fundo



A segunda-feira, 6 de junho, é dedicada ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. Oferecido pelo Serviço Único de Saúde, quando realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, o teste pode detectar até seis doenças nos recém-nascidos. Na maioria dos casos, o exame é feito a partir de uma coleta e, em algumas situações especiais, como de bebês prematuros, com baixo peso, internados em UTI neonatal e os que receberam transfusão de sangue ou medicamentos que podem interferir nos resultados, pode ser necessário repetir ou adiar. 

A médica pediatra integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Dra. Laís Antunes de Lima, destaca a importância do Teste do Pezinho que possibilita o diagnóstico precoce de doenças que apresentam poucos sintomas ao nascimento. “É possível  identificar problemas como: anemia falciforme, deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e hipotireoidismo congênito. Essa é uma das principais formas de garantir o tratamento adequado dessas patologias, impedindo complicações graves e prevenindo danos irreversíveis para a saúde do recém-nascido. É um exame simples, obrigatório, gratuito e extremamente necessário”.

O HSVP também conta com um Posto de Coleta para Triagem Neonatal, para os recém-nascidos internados na UTI Neonatal. A equipe está habilitada para a coleta, como forma de garantir que o teste seja realizado no dia correto e também que o resultado seja agilizado, possibilitando que caso a criança precise de algum tratamento, ele inicie imediatamente.

CENTRO DE DIAGNÓSTICO

No Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, o Centro de Diagnóstico  também oferece para a população o Teste do Pezinho em três categorias: ampliado, plus e master. Em sua forma mais completa, o exame detecta até 50 doenças, e pode ser realizado através de plano de saúde ou particular.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.