menu
Notícias

Sarandi - Produzida primeira cerveja com lúpulo plantado no CESURG

Instituição mantém área experimental de lúpulo, utilizado na produção de cervejas

Data de publicação: 2 de maio de 2022
Hora: 08:30h
Créditos: Priscila Kaiper
Fonte: Cesurg



Desde dezembro de 2021, o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi, mantém na instituição uma área com plantio de lúpulo. O projeto de pesquisa utiliza as cultivares Chinook e Cascade e tem como objetivo avaliar a adaptação e produtividade da cultura no norte do Rio Grande do Sul.

Neste mês a instituição já está colhendo alguns resultados com o projeto, com a produção da primeira cerveja utilizando o lúpulo plantado na área experimental. A American Pale Ale, também classificada como cerveja de alta fermentação, foi produzida pelo docente Dr. Juliano Uczay.

A cerveja passou pelas etapas de moagem, brassagem, fervura e fermentação com fermento US-5. Para o amargor, foi utilizado o lúpulo Cascade. Para o dry hopping (técnica de adição de lúpulo que traz diferentes aromas e sabores à cerveja) foi utilizado o lúpulo Chinook.

Juliano explica que a flor na forma fresca concede mais aroma e sabor à cerveja, pois não perde os óleos essenciais e aromas por estar estocada. Sobre o resultado do primeiro teste na produção de uma cerveja, o docente afirma que o lúpulo plantado na instituição confere um aroma e sabor perfeito para a cerveja.

A região de Sarandi pode ter uma nova cultura agrícola que tem alto valor agregado e que se encaixa na agricultura familiar regional, pois utiliza pouca mão de obra e valor produtivo significativo por hectare se bem manejado” ressalta Uczay. A ideia é fomentar dados científicos e técnicos seguros para os futuros produtores rurais da região.

O projeto de pesquisa do lúpulo no CESURG envolve os docentes Dra. Juçara Elza Hennerich, Me. Paulo Roberto Machado, Dra. Sabrina Tolotti Peruzzo, Dra. Daniela Meira e estagiários do curso de Engenharia Agronômica da instituição.

 

O que é lúpulo?

O lúpulo é uma trepadeira perene que pode atingir mais de 7 metros de altura. A planta apresenta indivíduos machos e fêmeas. As flores da planta feminina são utilizadas para a produção da cerveja. Nas flores femininas do lúpulo, é encontrada uma substância chamada de lupulina, a qual apresenta resinas, proteínas, óleos essenciais, ceras, entre outros compostos.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.