menu
Notícias

Sarandi - Jovens e tios do CLJ comemoram 30 anos do movimento na paróquia Nossa Senhora de Lourdes



Data de publicação: 26 de abril de 2022
Hora: 08:50h
Fonte: Fernando Luiz Concatto- PASCOM



O Curso de Liderança Juvenil (CLJ) é um movimento eclesial da Igreja Católica, constituído de jovens e adultos (leigos e clérigos) que tem como objetivo ser um instrumento na evangelização de jovens entre os 13 e 18 anos de idade, preparando-os para liderar na Igreja e na sociedade. Na paróquia onde está inserido, o CLJ acontece em quatro etapas: pré-CLJ, CLJ I, CLJ II, e CLJ III. 

Fundado em 1974 pelo padre Zeno Hastenteufel (atual Bispo da Diocese de Novo Hamburgo), o CLJ nasceu na Igreja São Pedro em Porto Alegre, a partir de um retiro preparado para os jovens crismandos. Com a bênção do então Arcebispo, o Cardeal Vicente Scherer, logo firmou-se como Movimento Arquidiocesano, instalando-se em inúmeras paróquias. Hoje, está implantado em grande parte das dioceses do Rio Grande do Sul, proporcionando a muitos jovens, homens e mulheres, a experiência que se convencionou chamar de “encontro pessoal com Cristo”. De uma forma geral, o CLJ busca, através de método próprio, "criar comunidades jovens decididas a ser sinal evangelizador, especialmente entre outros jovens. Sinal nas famílias, nas comunidades eclesiais mais diversificadas, nos ambientes onde os jovens vivem e convivem, sinal no meio do mundo. É um movimento que, dentro desses objetivos, quer oferecer aos jovens cristãos as condições para a realização da sua vocação pessoal.

Nas dioceses onde o CLJ está presente, já existem inúmeras vocações sacerdotais, religiosas, missionárias  e matrimoniais que surgiram e foram amparadas pelo movimento. No dia 12 de abril de 2022, o Curso de Liderança Juvenil  CLJ da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes/Sarandi, completou  30 anos,e na noite do dia 23 de abril de 2022,foi realizado uma Santa Missa ação de graças  em comemoração desses 30 anos jovens evangelizando jovens.A Celebração foi realizada pelos Padres Érico Martins à serviço de animação Vocacional SAV e Coordenador do CLJ da Arquidiocese  de Passo Fundo e o Padre Celito Percisi guia Espiritual do CLJ da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Sarandi .São 30 anos formando jovens Apóstolos que a partir do testemunho de alegria e de serviço ,fazem florescer a civilização , aspirada por Jesus Cristo. 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.