menu
Notícias

Sarandi - Acturis realiza encontro da Região Turística Cultura e Tradição na Feisa 2022



Data de publicação: 24 de abril de 2022
Hora: 09:22h



Secretária Adjunta de Estado da Cultura e Adido Cultural do RS participaram de painel na Arena do Conhecimento e Inovação

Na tarde deste sábado, dia 23, a Arena do Conhecimento e Inovação da Feisa recebeu o encontro da Acturis - Região Turística Cultura e Tradição, da qual Sarandi faz parte.

Organizado pela Atur (Associação de Turismo Cultura e Tradição), Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar, CTG Porteira da Querência e apoiadores, o evento teve como painelistas a Secretária Adjunta de Estado da Cultura Gabriella Meindrad e o Adido Cultural do RS César Oliveira, que faltaram sobre o tema “Cultura e Tradição atrelados ao Turismo - Sustentabilidade e as Novas Gerações”. Também participam do encontro o prefeito de Sarandi Nilton Debastiani, a primeira-dama Roseli Debastiani, o diretor do departamento de Cultura Dante Paulo Fritzen, o patrão do CTG Porteira da Querência Edenir de Souza, o presidente do Conselho Municipal de Turismo Marcelo Barbosa, a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Araceli Lizot e a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Vargas. O evento teve a mediação do Peão Farroupilha do CTG Porteira da Querência Vitor Zottis Batista e apresentações artísticas das prendas Alexandra Beatrice de Sá Deggerone e Annya Lara Lizot De Souza.

No encontro, a Secretária Adjunta de Estado da Cultura Gabriella Meindrad falou sobre os investimentos na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Fundo de Apoio à Cultura (FAC), programa Avançar na Cultura e sobre as políticas públicas do setor voltadas ao município de Sarandi. “O município aderiu recentemente ao Sistema Estadual de Cultura, e isso merece destaque. Da mesma forma, temos de celebrar a habilitação de Sarandi à Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial a trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, tendo sido um dos primeiros municípios do estado a se inscrever no edital. Na prática, o que percebemos, são os municípios fazendo uso de políticas públicas financiadas pela Sedac e que impactam na diretamente economia criativa e fomentam o setor”, disse.

César Oliveira, Adido Cultural do RS, elogiou o trabalho que Sarandi tem desenvolvido tanto na área cultural como turística. “O turismo e a cultura não andam só de mãos dadas. Eles são impossíveis de ser separados. A economia criativa se desenvolve junto com o investimento em cultura, turismo e a preservação da tradição. É preciso perpetuar a essência da nossa história gaúcha com um olhar atento às novas gerações, pois quando nossos caminhos e sonhos tem espaço no coração dos jovens, nossa tradição está em boas mãos e com futuro” afirmou.

Em seguida, foi a vez do painelista Carlos Leandro Lacourt apresentar seu case de sucesso no turismo rural. Ele é proprietário da Fazenda Tropeiro Camponez, que há mais de duas décadas trabalha com turismo rural, recebendo visitantes para trilhas ecológicas, almoço campeiro e café colonial. “O turismo rural é hoje a principal fonte de renda da propriedade. É a nossa principal atividade. Recebemos cerca de milhares de visitantes por ano na fazenda e geramos mais de uma dezena de empregos diretos com o turismo rural”, destacou.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.