menu
Notícias / Geral

Rondinha - Município flexibiliza o uso de máscaras



Data de publicação: 13 de abril de 2022
Hora: 09:00h
Créditos: Joel De Brito/DiárioRS
Fotos: Divulgação
Fonte: AIP Rondinha



A Administração Municipal de Rondinha, após estudar os dados elaborados pela Secretaria de Saúde e ouvir o COE (Centro de Operações Emergências) decidiu pela flexibilização e não obrigatoriedade do uso de máscaras no município. Diante disto, o Governo Municipal publicou o Decreto Normativo Nº3.208 de 12 de abril de 2022.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a grande maioria da população de Rondinha encontra-se com o esquema vacinal completo face o Covid-19 (duas doses ou dose única). Além disso boa população já recebeu a terceira dose, a vacinação de crianças e adolescentes também tem grande êxito, e considerando ainda que até o dia 12 de abril, apenas 4 casos de Covid estão ativos no município.

Em seu Artigo 1º, o referido decreto tipifica: o uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado em todo o território do Município de Rondinha, em local aberto ou fechado, ficando sob responsabilidade de cada cidadão ou de seu responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada.

Mas há exceções desta flexibilização, conforme prevê o Parágrafo Único do mesmo artigo: o disposto no caput não se aplica aos serviços públicos e privados de saúde, pelos trabalhadores de saúde, inclusive estagiários, pacientes, acompanhantes, visitantes, e, ainda, a pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada, seja por contato próximo de pessoa infectada com o novo coronavírus, durante o período de transmissão ou que apresente sintomas gripais.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.