menu
Notícias

Palmeira das Missões - Carijo da Canção Gaúcha é lançado em ato solene no Palácio Piratini

Evento foi realizado nesta terça-feira (29) com a presença de autoridades

Data de publicação: 31 de março de 2022
Hora: 09:00h
Créditos: Aline Martins
Fotos: Ascom/PM
Fonte: AIP - Palmeira das Missões



Uma noite para ficar na história. Assim podemos caracterizar o lançamento do 35º Carijo da Canção Gaúcha, realizado nesta terça-feira, 29 de março, direto do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A comitiva formada por autoridades de Palmeira das Missões saiu logo cedo em direção a Capital dos gaúchos. O prefeito, Evandro Massing, já estava lá para uma visita aos órgãos de imprensa. No final da tarde, acompanhado do vice-prefeito, Régis Lorenzoni e de representantes do governo, Evandro entregou o convite do evento ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira. A comitiva foi acolhida por vários parlamentares que, no intervalo da Sessão, também receberam os convites para o Lançamento do Carijo.

Entretanto, foi ao entardecer no salão Alberto Pasqualini, que a principal programação desse dia tão especial, aconteceu. Às 19 horas, teve início o ato solene de lançamento da 35ª edição do Carijo da Canção Gaúcha, tendo como responsável pelo cerimonial a apresentadora do festival, Liliana Cardoso.  A mesa de autoridades foi composta pela Secretária Adjunta de Cultura do RS, Gabriella Meindrad; pelo deputado estadual, Edegar Pretto – representando a Assembleia Legislativa; pelo prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Carlos José Arruda; pela secretária municipal de Educação Cultura e Turismo, Maria Andréia Nerling; e pelo produtor João Bosco Ayala, representando as produtoras culturais envolvidas com o evento.

A secretária adjunta de Cultura do RS enalteceu o festival, responsável por revelar grandes talentos do nativismo gaúcho. “No ano passado celebramos os 50 anos dos festivais nativistas no estado e com muito orgulho enaltecemos esses festivais que contam muito na construção da nossa identidade, no nosso povo, pela grande diversidade representada”, disse Gabriella Meindrad.

Para o deputado Edegar Pretto, a volta do Carijo em formato presencial é um alento para os gaúchos e gaúchas. “O Carijo da Canção merece ser lançado em um momento nobre como esse, na sede do governo do Estado. O festival marca a volta dos grandes eventos culturais e para quem conhece o Carijo, assim como eu, deve estar com muita saudade de ver grandes artistas defendendo as suas obras musicais”, relembrou.

A secretária municipal de Cultura e Turismo explanou aos presentes um pouco sobre a história do Carijo, que é realizado a 35 edições, e apresentou as novidades deste ano para o público, que além de uma noite exclusiva para apresentações do Carijinho, vão poder prestigiar também a estreia do festival de dança durante evento. “No ano passado, devido a pandemia, realizamos uma série de atividades para que a comunidade não deixasse de comemorar o Carijo. Mas poder retornar com o evento de forma presencial nos enche de alegria”, enfatizou Maria Andreia Maciel Nerling.

O prefeito e presidente do Carijo encerrou as falas convidando todas e todos os amantes do nativismo gaúcho para virem até Palmeira das Missões prestigiar um dos maiores eventos tradicionalistas realizados no Rio Grande do Sul. “Certamente nós faremos em Palmeira das Missões, um grande festival com a presença da música gaúcha, dos nossos artistas, de um público expressivo, da volta do acampamento de lona. Agradeço ao governo do estado pelo espaço para divulgarmos o festival para todo o Estado. Vai ter Carijo”, destacou.

O evento contou também com a declamação do primeiro Peão Farroupilha, Ramiro Grethe e apresentação do cantor, cancionista e jurado do Carijo, Mauricio Barcellos.

 

Além das autoridades já citadas, participaram da ocasião o secretário municipal de Administração, Carlos Santos; o secretário Municipal de Saúde, Izaías Malheiros e os vereadores Gabriel Pereira, Vilmar Godois e Orlei Azeredo.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.