menu
Notícias / Saúde

Passo Fundo - Celebrando a vida com solidariedade

Empresário comemora aniversário com doação de plaquetas no HSVP

Data de publicação: 18 de março de 2022
Hora: 08:40h
Créditos: Ana Paula Koenemann
Fotos: Ana Paula Koenemann
Fonte: Comunicação HSVP Passo Fundo



O aniversário de Itajubá Ferreira da Silva foi celebrado, em 16 de março, com mais uma visita ao Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Doador fidelizado há 9 anos, ele viajou de São Francisco do Sul, Santa Catarina, para cumprir mais um ritual solidário e de amor ao próximo. Aos 65 anos, ele contabiliza 43 coletas de plaquetas e sangue. 

O empresário representa um importante grupo de doadores que realiza o procedimento por aférese. Neste modelo, as plaquetas coletadas de uma única pessoa equivalem de seis a oito doações tradicionais de sangue. Nos Hospitais referência em casos de Urgência, como o HSVP, esse componente é fundamental para conter graves hemorragias, pois tem a função de ajudar na coagulação do sangue. 

A médica gestora do Serviço de Hemoterapia, Dra. Cristiane de Silva de Rodrigues Araújo, explica que o setor precisa, diariamente, de pelo menos cinco doadores por aférese para suprir a demanda do atendimento hospitalar. “As plaquetas beneficiam muitos pacientes, principalmente os de cirurgias cardíacas, tratamento oncológico e vítimas de trauma. Por esse motivo, queremos agradecer o Itajubá que, após uma viagem de 600 quilômetros, nos presenteia com uma doação bem no dia do seu aniversário.”

A doação por aférese dura em média 2 horas e consiste na retirada automatizada das plaquetas. Neste caso, a reposição de componentes do sangue acontece entre 24 e 48 horas após a doação. O interessado em se voluntariar para esse modelo de doação precisa atender alguns requisitos, como: ter realizado uma doação tradicional de sangue nos últimos 12 meses; pesar no mínimo 60 kg; não ter ingerido alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem ao procedimento; e possuir bom acesso venoso para a coleta.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.