menu
Notícias / Saúde

Passo Fundo - Hospital São Vicente forma nova turma de Residentes Multiprofissionais



Data de publicação: 2 de março de 2022
Hora: 09:00h
Créditos: Ana Paula Koenemann
Fotos: Ana Paula Koenemann
Fonte: Comunicação HSVP



São 25 especialistas de sete áreas diferentes da saúde

 

O Hospital São Vicente de Paulo formou a 8ª Turma do Programa de Residentes Multiprofissionais em parceria com a Universidade de Passo Fundo, Prefeitura e os Ministérios da Saúde e da Educação. Neste ano, são 25 especialistas em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer de sete áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social. 

Conforme o Coordenador de Residência Multiprofissional do HSVP, Douglas Pegoraro, esses Programas impactam cerca de 20 mil pacientes por ano nas unidades Teixeira Soares e Uruguai. “Os estudantes passam por quinze campos de prática diferentes e atendem diversos tipos de pacientes. Assim, eles saem com uma formação bem estabelecida em assistência hospitalar e na atenção básica”.

A cerimônia de formatura foi realizada na última sexta-feira, 25, no Centro de Eventos da UPF e teve a presença da Diretora Corporativa de Operações, Márcia Ferrão de Medeiros, que falou em nome do Hospital São Vicente de Passo Fundo. “Já formamos mais de 140 residentes multiprofissionais com alta taxa de empregabilidade, sendo que muitos deles foram absorvidos em nosso próprio corpo clínico e outros atuam em diversas regiões do país”. 

A fonoaudióloga Alana Musscopp, uma das formandas do Programa, considera a residência uma etapa muito importante para construção profissional e ganho de experiência. “Foi um período desafiador por conta da pandemia, mas estamos terminando o curso absorvendo muito conhecimento. Também estou feliz por seguir no Hospital, agora como contratada para a equipe das UTIs”. 

O professor e doutor Rogério Silva, vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, parabenizou os formandos que não se intimidaram diante da Covid-19. “Vocês enfrentaram o período mais terrível da história dos últimos cem anos, colocaram suas vidas em risco e mesmo assim não deixaram de ajudar quem precisava. Mesmo diante das dificuldades seguiram na linha de frente com suas atividades e por isso são merecedores dessa conquista”.

A representante da Gerência de Enfermagem do HSVP, Angela Maria Batistella, afirma que este é um momento importante de formação dos profissionais a nível de pós-graduação. “A residência na área da saúde é considerada padrão ouro para qualquer profissional da saúde. Estamos orgulhosos com a tradição e com o ensino prático de qualidade consolidado em nossa Instituição Hospitalar.”







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.