menu
Notícias

Rondinha - Município retomará projeto de recuperação de fontes



Data de publicação: 3 de fevereiro de 2022
Hora: 08:00h
Créditos: Joel De Brito/DiárioRS
Fotos: Arquivo Secretaria de Agricultura



Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, a Prefeitura de Rondinha, por meio da Secretaria de Agricultura irá retomar em março deste ano, o Projeto de Recuperação de Fontes, que em sua 1ª edição ocorreu no ano de 2010.

As fontes de água surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.

De acordo com a técnica agropecuária Mariane Inês Frizon, responsável pelo projeto e colaboradora da Secretaria de Agricultura, em 2010 foram recuperadas 54 fontes, sendo que a grande maioria permanece ativa, fator importantíssimo para o município.

De acordo com Mariane, dentre as ações propostas no projeto, a Secretaria de Agricultura executará as seguintes ações: limpeza do local, escavo com máquinas e colaboradores da supracitada pasta, plantio de mudas nativas para proteção da fonte de forma arborizada, contenção com pedras ferro, que auxiliam na filtração da água, colocação de tubos e lonas caso necessário, entre outras ações. Todas as atividades compreendidas no projeto, serão custeadas com valores próprios do município, ou seja, não terá custo algum para os agricultores.

Mariane relata que entre os benefícios da proteção e recuperação de fontes estão a diminuição da erosão, a recuperação da permeabilidade do solo, aumentando a captação de água e a utilização para consumo, seja próprio ou para alimentação de animais.

As pessoas interessadas em participar do projeto, reiterando a gratuidade da ação, poderão se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura, ou ainda entrar em contato através do fone: 54 3365 1188 ou via Whatspp 54 9 9 99021133.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.