menu
Notícias / Agronegócio

Lideranças debatem impactos da estiagem na região Norte



Data de publicação: 10 de janeiro de 2022
Hora: 08:05h
Créditos: Jornalista Marcela Buzatto
Fotos: Assessoria Seapdr
Fonte: AIP Emater/RS-Ascar – Regional de FW



Autoridades e lideranças regionais participaram nesta quinta-feira (06/12) de uma reunião para debater os impactos da estiagem na safra 2021/2022 e buscar alternativas para amenizar as perdas já ocasionadas na região. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões e proposto pela Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Prefeitura de Palmeira das Missões, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural, com apoio da Famurs, contou com a participação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), apresentando um diagnóstico da situação da região e os impactos no setor agropecuário, baseado no sistema de registro de perdas, na região que envolve os Coredes Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai.

Segundo a Emater/RS-Ascar, as culturas mais afetadas pela estiagem, com impacto direto, são milho grão, milho silagem, soja, bovinocultura de leite e fruticultura. Analisando as culturas de grãos, somado ao milho silagem, as perdas já ultrapassam R$ 1 bilhão. "A nossa preocupação também é com o cenário futuro, com o abastecimento hídrico das propriedades. Em muitos municípios, as propriedades rurais já estão recebendo apoio das prefeituras com o transporte de água. É uma situação bastante crítica e esta é uma medida paliativa e que tende a se agravar", observou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz.

Da mesma forma, foi destacada a preocupação com a manutenção dos reservatórios de água e a implementação de políticas públicas que possam contribuir com a reversão desse cenário, a exemplo do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, do Governo do Estado. "A Emater estará diretamente envolvida na execução dessa política pública e já está mobilizando e capacitando as equipes para atender com maior agilidade as demandas da Secretaria da Agricultura", completou Schwerz.

O encontro com as lideranças da região contou com a participação da equipe da Defesa Civil, que falou sobre as formas de enquadramento e como acontece o processo para encaminhamento dos decretos de situação de emergência. Os 43 municípios da região já decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem.

Na reunião, a Amzop elaborou um documento que será encaminhado para a Famurs e apresentado durante assembleia na segunda-feira (10/01) e, posteriormente, será encaminhado para os governos Estadual e Federal.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.