menu
Notícias

Sarandi - Mutirão Contra o Câncer de Pele será neste sábado, dia 04



Data de publicação: 2 de dezembro de 2021
Hora: 08:40h
Créditos: Assessoria/Decom
Fonte: Prefeitura de Sarandi



 

Avaliações médicas de possíveis sintomas de câncer de pele iniciam às 9h na Praça Farroupilha

 

O Lions Clube e o LEO Clube Sarandi estarão realizando a terceira edição do Mutirão Contra o Câncer de Pele neste sábado, dia 04, na Praça Farroupilha. A ação que conta com apoio da Prefeitura de Sarandi, através da Secretaria de Saúde, se inicia às 9h, com previsão de término para às 12h e é voltada a todos os cidadãos que possuem possíveis sintomas de câncer de pele, sejam sinais, manchas de crescem de tamanho, melanomas, entre outros.

A iniciativa nos últimos anos foi marcada por grande procura por parte da comunidade. Neste ano, dois médicos da Secretaria de Saúde estarão realizando as avaliações e a triagem dos possíveis sintomas, o dr. Leonardo Chiaradia e o dr. Pedro Góes de Assis. Os casos pré-confirmados serão encaminhados para biópsia e tratamento, em caso de diagnóstico.

- Vamos estar preparados para recepcionar todas as pessoas que precisarem de atendimento neste sábado – afirma a presidente do Lions Clube Sarandi Andressa Cereza.

O Mutirão Contra o Câncer de Pele é uma ação que se insere na campanha Dezembro Laranja, o mês de conscientização e combate ao Câncer de Pele. A região Sul do Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, é a região em que mais se registram casos de câncer de pele proporcionalmente no Brasil para o público masculino: são 160,08 casos registrados a cada 100 mil habitantes, enquanto na região Sudeste são 89,80 casos/100 mil habitantes e Centro-Oeste 69,27 casos/100 mil habitantes.

Quando o câncer é diagnosticado e tratado com antecedência, as chances de cura são maiores. Para prevenir o câncer de pele, é fundamental o uso de protetor solar e evitar exposição ao sol entre às 10h e às 16h no verão, horários de maior incidência de radiação ultravioleta.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.