menu
Notícias

Sarandi - 3º Mutirão Contra o Câncer de Pele oferecerá avaliações médicas gratuitas no próximo dia 04

Ação é voltada ao pré-diagnóstico de possíveis sintomas. Promoção é dos Lions e LEO Clubes de Sarandi, com apoio da Prefeitura Municipal

Data de publicação: 25 de novembro de 2021
Hora: 08:15h
Fonte: Lions Clube Sarandi



O Dezembro Laranja é o mês voltado à conscientização e prevenção do Câncer de Pele no Brasil e, em Sarandi, será iniciado com uma grande ação promovida pelo Lions Clube Sarandi e LEO Clube Sarandi, em parceria com a Prefeitura Municipal. Com realização prevista para o próximo dia 04 de dezembro, sábado, na Praça Farroupilha, o 3º Mutirão Contra o Câncer de Pele estará oferecendo aos cidadãos sarandienses avaliações médicas gratuitas de sinais na pele, melanomas, verrugas ou outros possíveis sintomas, com posterior encaminhamento para biópsia e tratamento através da Secretaria de Saúde.

 A ação foi apresentada pela presidente do Lions Clube Sarandi Andressa Cereza e pelo coordenador da ação Giovani Menegon Jr. em entrevista à Rádio Sarandi, Mais Nova e Minuano na última quarta-feira, dia 24. No sábado, dia 04, das 9h às 12h, a ação estará oportunizando a triagem dos casos suspeitos, ministrada pelos médicos dr. Leonardo Chiaradia Costa e dr. Pedro Góes de Assis, que atendem junto às unidades municipais de saúde. Casos pré-confirmados já receberão encaminhamentos para exames mais aprofundados e, se necessário, tratamento via SUS.

- Nós enquanto Lions Clube vamos estar recepcionando as pessoas e organizando a ação, juntamente com as equipes da Secretaria de Saúde, que vão ministrar o primeiro atendimento a todos os cidadãos que nos procurarem – explica a presidente do Lions Clube Sarandi Andressa Cereza.

Além das avaliações de possíveis sintomas de câncer de pele, haverá uma equipe da Saúde oferecendo atendimentos, como aferição de sinais vitais, batimentos cardíacos, pressão arterial, entre outras ações. Também será realizado trabalhos de conscientização e prevenção do Câncer de Pele.

- Muitas vezes as pessoas têm dúvidas se um sinal na pele, uma mancha que cresce de tamanho ou um melanoma são sintomas ou não e acabam postergando a busca pela avaliação médica e tratamento. Isso em alguns casos evolui para o câncer de pele e o objetivo do Mutirão é justamente prevenir essa evolução de um sinal na pele para o câncer – comenta Giovani.

Todos os cidadãos com possíveis sintomas de câncer de pele poderão buscar atendimento de forma gratuita na manhã de sábado, dia 04. A apresentação de documento pessoal só será necessária em caso de pré-confirmação do sintoma e encaminhamento para biópsia e tratamento. 

 







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.