menu
Notícias

Rondinha - Município sediou reunião da Área Pastoral de Sarandi

O Sínodo é pauta nas Reuniões de Área

Data de publicação: 11 de novembro de 2021
Hora: 06:20h
Fonte: Fernando Luis Concatto-PASCOM



Aconteceu no dia 10 de novembro de 2021, no Museu do Evangelizador em Rondinha, mais uma reunião dos Leigos e Padres da Área Pastoral de Sarandi, que fazem parte as Paróquias de Sarandi, Rondinha, Ronda Alta, Barra Funda, Nova Boa Vista e Pontão com o objetivo de compartilhar as experiências, planejar as atividades em conjunto com a Arquidiocese de Passo Fundo.

Com o Arcebispo Dom Rodolfo Luiz Weber, leigos e os Padres das Paróquias, Geraldo Colet de Nova Boa Vista, Lauro Casteli de Pontão, Célio Zamarchi, de Ronda Alta ,Pe Moacir Calza e o Pe.Mário Gazzoli de Rondinha,Pe. Pedro Acco de Barra Funda, Pe. Miguel  Longhi, Pe Vu de Sarandi. Na oportunidade esteve presente  o Arcebispo Dom Rodolfo Weber  da Arquidiocese de Passo Fundo,Padre Ivanir Rampon Coordenador das Pastorais da Arquidiocese de Passo Fundo.

A reunião foi presidida pelo Pe. Geraldo Colet da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Nova Boa Vista, Coordenador de área. Depois das orações iniciais e leitura da Ata da reunião dos Padres realizada em Nova Boa Vista, o principal assunto foi o Sínodo 2021 a 2023 que está sendo o assunto principal das Reuniões das Áreas Pastorais da Arquidiocese de Passo Fundo, neste mês de novembro.

Nesta quarta-feira a Paróquia Nossa Senhora do Rosário recebeu os Padres e Leigos da Área Pastoral de Sarandi.  Nas reuniões, após uma apresentação geral da temática, os participantes vão poder tirar dúvidas e oferecer sugestões de ações sobre o processo sinodal, em especial a etapa diocesana, que ocorrerá de outubro 2021 a agosto de 2022 e tem o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

O Sínodo 2023 está sendo o assunto principal das Reuniões das Áreas Pastorais, neste mês de novembro.

Nas reuniões, após uma apresentação geral da temática, em especial a etapa diocesana, que ocorreu de outubro de 2021 a agosto de 2022 e tem o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O Sínodo 2021-2023 tem o objetivo de ser um grande processo participativo, com a intenção de ouvir o maior número de fiéis possível para falarem sobre a sinodalidade da Igreja, com um olhar mais focado para temas que afetam grupos excluídos e em extrema necessidade, como a maior participação feminina e o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilida.

As reuniões debateram principalmente os pontos destacados no Documento Preparatório para o Sínodo, que está disponível para download clicando aqui, “Apelo a caminhar juntos”, “Uma Igreja constitutivamente sinodal”, “À escuta das Escrituras” e “A sinodalidade em ação”, que devem ser os pilares para a realização do processo sinodal.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.