menu
Notícias

Ronda Alta - Mulheres recebem comenda no ano das homenagens à Anita Garibaldi



Data de publicação: 16 de setembro de 2021
Hora: 08:25h
Créditos: Carolina Beux
Fonte: Prefeitura de Ronda Alta



Três Professoras receberam na noite de terça-feira, dia 14, o prêmio Mérito Rondaltense. Escolhidas pelos vereadores e pelo Executivo, receberão o prêmio Mérito Rondaltense as professoras Jane Eva Giacomini de Marco, Leonira Ana Bosa e Teresinha Bertochi Gavioli.

O secretário da Cultura Roque de Couto ressaltou que "o Prêmio Mérito Rondaltense visa tão somente reconhecer o trabalho e a história de vida de pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município de Ronda Alta”. A Secretaria da Cultura e Turismo, bem como a Administração Municipal como um todo e a Câmara Municipal de Vereadores, têm consciência de que a nominação de prédios públicos, ruas, praças e avenidas em referência àqueles que já partiram é um gesto nobre que demonstra a forma carinhosa que nós, seres humanos, temos para com nossos entes queridos.

Porém, mesmo que sejam justíssimas as referências, o ato serve como um consolo para a família, já que aqueles que partiram não estão mais entre nós. Ressaltamos, por oportuno, que reconhecemos e avalizamos todos os nomes já deferidos por este Legislativo, porque faz parte de uma tradição secular.

“O que queremos, então, é fazer um reconhecimento EM VIDA, para que a sociedade tome ciência do trabalho desenvolvido por cada uma das homenageadas. Neste ano, o MTG propôs uma justa homenagem à Anita Garibaldi, revolucionária que acompanhou Garibaldi na Revolução Farroupilha, demonstrando como poucas o valor da mulher brasileira. Assim sendo, nossa proposta visa neste ano deferir uma comenda a três rondaltenses escolhidas pelo Executivo e pelas bancadas aqui representadas”, conclui o secretário Roque.

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcos disse que “hoje é um dia muito especial para a nossa comunidade, afinal, estamos reconhecendo o trabalho de três mulheres que desempenharam sua função com garra e determinação. Não estamos aqui para fazer nenhum julgamento, se uma fez mais que a outra e assim por diante. O objetivo do projeto é RECONHECER EM VIDA o trabalho daqueles que estiveram à frente do Legislativo e Executivo. Gostaria de dizer que vivemos momentos de muita aflição nos últimos dois anos. Relembro aqui as 25 pessoas cujas vidas foram ceifadas precocemente do nosso convívio. É difícil uma família que não tenha sido atingida, de uma forma ou de outra. Nosso respeito aos familiares destas pessoas. Agora queremos nos reportar sobre a homenagem de hoje. Quero dizer que projetos desta natureza resgatam a história de nossa gente. Tenho conhecimento de que a Secretaria da Cultura e Turismo tem ainda muitos planos para esta área, tão necessária para perpetuar o trabalho das pessoas que com seu esforço ajudam a construir a nossa história. Pelo que observamos no resumo histórico recém apresentado, a LEONIRA, a TERESINHA e a JANE foram importantíssimas para o desenvolvimento do nosso município. Assim sendo, a Administração Municipal de Ronda Alta sente-se orgulhosa em poder participar deste ato, simples, mas de um significado enorme. Um grande abraço às homenageadas e seus familiares, com o desejo de que Deus os proteja hoje e sempre”, concluiu.

Também se pronunciaram o presidente do Legislativo, Silvânio Roque Lucca e a vereadora Lizane Garciolli Pandolfi, representando as duas bancadas, destacando o trabalho realizado pelas homenageadas. As três homenageadas, muito emocionadas, agradeceram a indicação e o carinho a elas dedicado. Em seguida foi servido um coquetel de confraternização.






Termos em Destaque: DiárioRS Ronda Alta
O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.