menu
Notícias

Liberato Salzano - Serviço de inspeção municipal vai até as escolas



Data de publicação: 14 de setembro de 2021
Hora: 06:45h
Créditos: Belamar Anzilieiro
Fonte: Prefeitura de Liberato Salzano



O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura do município de Liberato Salzano, realizou atividade educativa em diversos setores da comunidade, entre eles as escolas da rede municipal.

Com participação do Secretário da Agricultura, Valdir Zottis e Secretária da Educação, Belamar Anziliero, o médico Veterinário João Pereira Guahyba Bisneto, responsável pelo SIM, explanou, na última quinta-feira, 2 de setembro, aos alunos e professores da escola Henrique Dias. Foram abordados assuntos relacionados a inspeção e fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal, exercidas em todo o território do Município de Liberato Salzano.

 “A inspeção tem por objetivo verificar e observar as condições higiênico-sanitárias em matadouros-frigoríficos, laticínios, agroindústrias e estabelecimentos comerciais, que se dediquem ao abate e/ou a industrialização de produtos de origem animal destinados ao comércio no território do município”, explicou João Guahyba.

Na sequência, em caráter educativo, tratou-se sobre a inspeção sanitária esclarecendo que a mesma é exercida por médico veterinário que tem por responsabilidade fazer cumprir as normas previstas na lei de criação do SIM e o decreto que a regulamenta, suas alterações, bem como outras normas e regulamentos que possam vir a ser implantados, por meio de dispositivos legais que digam respeito à inspeção industrial e sanitária dos estabelecimentos.

Em relação ao comércio de produtos de origem animal no município, o responsável pelo SIM informou que são realizadas ações de educação sanitária desenvolvidas pelo Serviço de Inspeção Municipal, levando informações à população sobre o consumo de alimentos seguros que foram inspecionados e fiscalizados, assim como sobre zoonoses (doenças dos animais que são transmissíveis ao homem).

A comunidade escolar através da diretora da escola Juliane Medina, agradeceu ao médico veterinário, João Guiba pelas relevantes informações e conhecimento mediado aos alunos.

O mesmo ocorreu junto ao CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, com participação dos Agentes Municipais de Saúde e Secretária da Assistência Social Marilene Menegon.






Termos em Destaque: DiárioRS Liberato Salzano
O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.