menu
Notícias / Geral

Rondinha - Município cria programa municipal de recuperação de solo



Data de publicação: 9 de setembro de 2021
Hora: 10:16h
Créditos: Ederval Lauer
Fonte: Prefeitura de Rondinha



O programa foi instituído pelo Governo Municipal e visa apoiar e incentivar os produtores rurais na recuperação do solo fazendo uso de dejetos líquidos animais.

Atualmente existem inúmeros produtores de suínos no município que, por conseqüência, encontram sérios problemas para dar um destino correto aos dejetos produzidos nas propriedades em face da grande quantidade produzida não havendo local suficiente para armazenamento nem mesmo espaço para aplicação nas respectivas lavouras disponíveis.

Diante desse contexto, a Administração Municipal procurando ajudar os produtores implementou o programa municipal de recuperação de solo, adquirindo inicialmente, um caminhão equipado para o fim específico de transporte.

Caberá ao município em parceria com os interessados construir lagoas de estabilização dos dejetos. Os dejetos serão transportados pelo caminhão do município das propriedades produtoras até as lagoas construídas. A distribuição nas lavouras caberá aos próprios produtores.

Poderão participar todos os produtores rurais criadores de suínos ou não e os participantes deverão respeitar as normas ambientais necessitando de uma autorização ambiental emitida pelo município (isenta de custas), cabendo ao produtor, unicamente, o custeio da lona para impermeabilização do solo.

O Prefeito Municipal Aldomir Luiz Cantoni salientou que o objetivo é resolver adequadamente o excesso de dejetos produzidos nas propriedades proporcionando que essa adubação seja aplicada nas lavouras recuperando a qualidade do solo o que representará maior produção e renda às famílias, além de evitar a poluição do meio ambiente.

O programa terá a duração de 24 meses e os produtores interessados já podem fazer sua inscrição e obter mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura do Município.






O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.