menu
Notícias / Geral

Sarandi - 𝗖𝗵𝗮𝗺𝗮 𝗖𝗿𝗶𝗼𝘂𝗹𝗮 2021 𝗮𝗾𝘂𝗲𝗰𝗲 𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝗴𝗮𝘂́𝗰𝗵𝗼𝘀 𝗻𝗼 𝗗𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗔𝘁𝗶 𝗔𝗰̧𝘂



Data de publicação: 31 de agosto de 2021
Hora: 11:10h
Créditos: Assessoria/Decom
Fonte: Prefeitura de Sarandi



O dia do Gabinete Itinerante no Distrito do Ati Açu também foi marcado por um delicioso almoço servido pela comunidade do Distrito do Ati Açu, seguido pela cerimônia de Geração da Chama Crioula, uma tradição seguida há muitos anos pelo MTG. A Chama que percorre os caminhos do Rio Grande do Sul inaugurando os festejos Farroupilhas é gerada como nos primórdios, na faísca da pedra e na palha junto à madeira, em um ato marcado pelo simbolismo em cada detalhe.
 
Quem acendeu a Chama foi a Anita homenageada por Sarandi, dona Hilda Huppes de Souza, juntamente com a Anita homenageada pela 7ª Região Tradicionalista Cristine Poletto, prestigiadas de perto pela patrona dos festejos Farroupilhas do Estado, a declamadora Liliana Cardoso e por toda a comunidade tradicionalista da região e dos moradores do Distrito do Ati Açu.
 
O Chirú e a Chirúa das falas, Pablo Mari e Eliane Soares Almeida, conduziram o protocolo, no qual se manifestaram: o patrão do CTG Porteira da Querência Edenir de Souza, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho Manoelito Savaris, a coordenadora da 7ªRT Vanderléia Nervo, os deputados estadual Capitão Macedo (PSL) e federal Pompeo de Mattos (PDT), a patrona Liliana Cardoso, o presidente da Câmara de Vereadores Wilmar José Azeredo, vice-prefeito Reinaldo Antonio Nicola e o prefeito Nilton Debastiani.
 
O dia foi marcado também pelas belíssimas apresentações culturais do Coral 25 de Julho e da APAE de Sarandi, que abrilhantaram a programação com música e arte. Após o cerimonial, os cavalarianos tomaram a centelha da chama em mãos e iniciaram uma cavalgada de 17km até o centro de Sarandi pelas estradas do interior do município, levando a chama ao CTG Porteira da Querência.
 
Toda a programação foi filmada e, posteriormente, transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Sarandi no Facebook, no sábado, dia 28, às 21h.
Registros feitos pelo DECOM Sarandi / Lori Vargas





O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.