menu
Notícias / Saúde

Trabalhadoras do Centro Administrativo ganham sala de apoio à amamentação

Desenvolvimento da sala seguiu as orientações técnicas e seus dados serão encaminhados para o Ministério da Saúde para receber certificação

Data de publicação: 31 de agosto de 2021
Hora: 08:20h
Fotos: Mauro Schaefer
Fonte: André Malinoski



As trabalhadoras do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, contam agora com um espaço de apoio à amamentação. A sala, inaugurada nesta segunda-feira, é destinada à retirada e à estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho. O governador Eduardo Leite esteve na inauguração. “Em primeiro lugar é uma valorização das mães que amamentam e precisam de um espaço organizado onde elas possam esvaziar a mama e terem segurança de que o leite materno estará seguro para que, no final da jornada, elas possam levar para seus bebês, que ficam em escolinhas ou com algum familiar”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

As servidoras e as terceirizadas poderão usufruir do local depois do término do período de licença-maternidade. A sala conta com refrigerador adequado, divisórias com cadeiras para as mães terem privacidade, inclusive com espaço para cadeirantes, e bancadas. Há bichos de pelúcia espalhados pelo local que foram produzidos por jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). As poltronas da sala foram fabricadas por apenados do Complexo Prisional de Canoas. “O objetivo é que as mães esvaziem as mamas aqui durante o expediente, inclusive no horário do almoço”, disse a servidora Gisele Reginato, que amamentava o filho Vicente, de apenas 11 meses. A amamentação é indicada por médicos até os dois anos ou mais da criança.

O desenvolvimento da sala seguiu as orientações técnicas e seus dados serão encaminhados para o Ministério da Saúde para receber certificação. Para a retirada e o armazenamento do leite devem haver condições sanitárias adequadas. Dessa maneira, o bebê poderá consumir o leite quando não estiver com a mãe.

A inauguração ocorreu em agosto, porque o mês simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A criação da sala, que foi prestigiada por outros representantes do governo estadual, foi uma iniciativa das secretarias de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo; de Planejamento, Governança e Gestão; e da Saúde.

 






O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.