menu
Notícias

Chapada - Município realiza reunião técnica sobre controle da cigarrinha no milho



Data de publicação: 27 de agosto de 2021
Hora: 08:20h
Créditos: Marcela Buzatto
Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen



Com o objetivo de orientar os produtores rurais sobre boas práticas na cultura do milho, especialmente para o manejo e controle da cigarrinha, a Emater/RS- Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura de Chapada, realizou no mês de agosto uma reunião técnica com produtores rurais, ação que envolve o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho.

Na ocasião, foi tratado, especialmente, sobre ações preventivas ao ataque de cigarrinhas na cultura do milho. O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Erivelton Gian Kreisig, destacou a importância do controle de plantas voluntárias, do tratamento de sementes e do controle biológico da cigarrinha e, caso necessário, do controle químico complementar. “É importante que o produtor faça o monitoramento das lavouras, a fim de tomar ações imediatas caso surjam problemas, como a presença de pragas e doenças”, frisou o extensionista. Ao final do encontro, a Secretaria Municipal da Agricultura realizou a distribuição de sementes de milho para os beneficiários inscritos no Troca-Troca.

Ações como esta, que visam a qualificação das atividades produtivas, principalmente quanto às boas práticas na cultura do milho, com orientação aos produtores para que realizem o manejo preventivo e monitoramento das lavouras, estão sendo realizadas em outros municípios da região Norte. Nesta sexta-feira (27/08), o município de Iraí promoverá uma reunião técnica com essa temática e no dia 1º de setembro, a reunião com produtores será realizada em Rondinha.






Termos em Destaque: DiárioRS Chapada-RS, Chapada
O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.