menu
Notícias / Educação

CESURG 05 anos: Coordenação de Pós-graduação e Extensão tem atuação ampliada e visa agregar ações em todos os cursos

Coordenador valoriza ações já realizadas e busca integrar todas as disciplinas com a Extensão

Data de publicação: 21 de julho de 2021
Hora: 09:00h
Créditos: Gilberto Machado
Fonte: Central de Relacionamento CESURG Sarandi



A Coordenação de Pós-graduação a partir de agora, com o projeto CESURG 05 anos: Cinco ações na busca da excelência em Educação - tem a sua efetivação aliando-se ao trabalho de extensão o qual já estava sendo desenvolvido e agora ambas passam a se inter-relacionar como parte de suas ações junto à sociedade de Sarandi e região. A Coordenação de Pós-graduação e Extensão tem por objetivo integrar as ações já desenvolvidas, e em desenvolvimento, bem como incentivar e direcionar novas ações que possam interconectar a faculdade e a comunidade, permeadas pela construção e aplicabilidade do conhecimento.

A área, coordenada pelo professor Me. Renan Anderson Oliveira, ganhará novas atribuições em busca da aproximação maior da faculdade junto às comunidades da região, composta pelos 15 municípios mais próximos à sede do CESURG, que fica em Sarandi.    

O professor Renan declara que o trabalho de Extensão já vinha sendo feito pelo CESURG ao longo destes 05 anos de existência, “...a Extensão consiste em fazer a relação com a comunidade, identificar algumas necessidades de cursos, palestras e formações, ou ainda de Pós-graduação. Sempre foi trabalhando nessa perspectiva de colocar o CESURG à disposição, tanto das escolas, empresas e demais instituições, principalmente as que têm um certo espaço dentro da comunidade, que ocupam alguma função para fazer esse trabalho”. 

Entre as ações já desenvolvidas, está a formação de professores nas escolas, uma área que teve importância destacada desde 2020, principalmente no que se refere ao uso da tecnologia em sala de aula, uma demanda abordada com o advento da pandemia que vivemos há mais de 15 meses. Esta foi uma questão levantada como uma necessidade no uso de tecnologia, área de ambiente de ensino virtual e ensino remoto; destaca o professor.

A Coordenação de Pós-graduação e Extensão também se responsabiliza pelos estágios dos alunos do CESURG junto às empresas, com destaque para a Agronomia e Medicina Veterinária, citando grandes empresas da região, dentre as mais de duas dezenas de entidades conveniadas, para que os discentes possam exercer esta importante etapa de sua formação, “...afinal, são 400 horas que o aluno vai estar fazendo estágio na empresa, ele precisa estar preparado e deve ser em um local que atenda esta demanda de formação, o mesmo na questão do técnico, que também tem convênio com os hospitais de Sarandi, Ronda Alta, Constantina e com as Secretarias Municipais de Saúde, precisa estar estabelecido e conversado para que os alunos possam fazer este estágio, então ele também é um trabalho da Extensão.” - destaca o coordenador. Os demais convênios com órgãos governamentais para a realização de estágios por parte dos cursos de Pedagogia e Educação Física, estes na área de Licenciatura, também são uma atribuição da Extensão. 

Com a curricularização da Extensão através do MEC, a temática passa a ser obrigatória em todos os cursos e assim terá mais importância o trabalho a ser desenvolvido sob a coordenação do professor Me. Renan, que segundo ele, deverá auxiliar os docentes, identificando projetos, construindo e acompanhando o que eles poderão desenvolver e, em qual espaço e tempo poderão se tornar realidade. A Extensão poderá desenvolver projetos, cursos, eventos, dias de campo, atividades somadas aos estágios, além de outras ações que possam ser identificadas como necessidades dos cursos, da comunidade e da instituição.

A coordenação agrega o desenvolvimento da Pós-graduação do CESURG, nesta área em específico, ocorre a identificação de demanda de novos cursos, a formatação dos mesmos, seleção e confirmação dos professores, montagem das ementas, definição de datas, produção de materiais, enfim o desenvolvimento de projetos de especialização profissional, que em comum buscam um diferencial profissional e levam a marca CESURG para a vida das pessoas. Em conjunto as ações permitem a evolução do conhecimento, adquirido com a qualidade oferecida pela instituição que está focada no desenvolvimento regional, sendo o que norteia os objetivos da Coordenação de Pós-graduação e Extensão.

 

Atualmente o CESURG oferta 4 cursos de pós-graduação

Na busca do fomento do conhecimento e voltado à especialização de seus alunos egressos e demais formados de Sarandi e região, o CESURG tem 04 cursos de Pós-graduação, sendo:

  • Práticas Emergentes de Aprendizagem; voltado para a área da educação.
  • Gestão Estratégica de Organizações Cooperativas; voltado para as cooperativas da nossa região.
  • MBA de Liderança de Capital Humano com Alta Performance; para quem atua na área de gestão de pessoas e liderança. Com inscrições abertas. 
  • Pós-graduação em Tecnologia e Produção Vegetal; que proporciona um amplo conhecimento para profissionais das agrárias que queriam aumentar a produtividade nas grandes culturas. Com inscrições abertas.

 

Integração entre docentes e discentes, e fomento das ações sociais 

Um dos eixos principais de atuação da Coordenação de Pós-graduação e Extensão será junto aos aproximadamente 70 docentes, que atuam nos diferentes cursos da faculdade CESURG. As demandas dos alunos serão encaminhadas à Coordenação de Pós-graduação e Extensão, para que a longo prazo seja construído um programa de extensão do CESURG, que agregue, comporte e potencialize estas diferentes ações como forma de integrar a faculdade à sua comunidade.                                                                                        

O CESURG, sendo referência regional em Ensino Superior, dá mais um passo no seu quinto ano de existência, crescendo cada vez mais e com um passo de cada vez. A Coordenação de Pós-Graduação e Extensão será responsável pelas ações sociais desenvolvidas pelos diversos cursos do CESURG, envolvendo acadêmicos, instituições privadas, públicas, bem como diferentes grupos sociais interessados no desenvolvimento regional.  

 






O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.