menu
Notícias / Saúde

Você sabe o que é a coarctação da aorta?

Cardiologista do Hospital de Clínicas explica o tratamento desta doença rara

Data de publicação: 6 de julho de 2021
Hora: 08:05h
Créditos: Natieli Batistela
Fonte: AC - HC



A aorta é a principal artéria do corpo humano, responsável por transportar o sangue para o organismo. A coarctação é uma patologia congênita que acomete a aorta. O médico cardiologista do ICOR - Instituto do Coração de Passo Fundo e membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dr. Gilberto Heineck explica esta doença. 

“A patologia é um estreitamento da aorta, o principal vaso sanguíneo que leva sangue do coração para o resto do corpo. É uma doença congênita, isto é, a pessoa já nasce com este defeito. A suspeita clínica pode acontecer quando há sopro cardíaco ou diferenças de pulso ou pressão arterial entre os braços e as pernas ao realizar um exame físico. Ou quando surge hipertensão em crianças.” pontua Dr. Gilberto.   

O tratamento para esta doença é cirúrgico e requer o acompanhamento de um profissional da área de cardiologia. “O diagnóstico é feito com ecocardiograma. E o tratamento se faz com implante de um stent no local do estreitamento.” esclarece Dr. Gilberto Heineck.   







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.