menu
Notícias / Geral

Lageado do Bugre - Lageado do Bugre - Emater/RS-Ascar orienta produtores de leite em Lajeado do Bugre

Lageado do Bugre - Emater/RS-Ascar orienta produtores de leite em Lajeado do Bugre

Data de publicação: 17 de junho de 2019
Hora: 11:13h



 


Para orientar os produtores de leite de Lajeado do Bugre, buscando a qualificação da atividade, a Emater/RS-Ascar realizou na quarta-feira (12/06) um encontro com os bovinocultores do município. A atividade aconteceu na Linha Picada Grande e destacou temas como as Instruções Normativas (INs) 76 e 77 e os procedimentos que devem ser usados para reduzir a Contagem Bacteriana Total (CBT) e a Contagem de Células Somáticas (CCS), assim como o uso de plantas bioativas.


O assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/Ascar, Valdir Sangaletti, falou das exigências das INs 76/77, em que os limites da CBT são de 300 mil UFC/ml e da CCS são de 500 mil células por ml. Da mesma forma, Sangaletti reforçou que a temperatura do leite no resfriador deve estar no máximo em 4ºC no momento da coleta.


Segundo o médico veterinário Maicon Silvestrin, a quantidade de CBT depende da rotina higiênica da ordenha. Por essa razão, durante o processo de ordenha, os tetos devem ser limpos e secos com papel toalha e devem ser descartados os três primeiros jatos de leite de cada teto, pois estes carregam grande carga bacteriana.


Os produtores também foram orientados pelo médico veterinário da Emater/Ascar, Alencar Santos Piovesan, de que a CCS é um importante indicador da sanidade do rebanho, que aponta, principalmente, casos de mastite subclínica, além de indicar a existência de animais que ultrapassaram os 305 dias de lactação. Nesse sentido, o veterinário orientou sobre o uso da caneca de fundo preto todos os dias, processo que contribui para o reconhecimento da mastite clínica, bem como, o uso quinzenal do California Mastit Test (CMT), que serve para auxiliar no diagnóstico de mastite subclínica.

O uso de plantas bioativas e a segurança e soberania alimentar nas propriedades também foi foco do encontro. A Extensionista social da Emater/RS-Ascar, Michele Soares Carvalho, falou sobre o uso de plantas bioativas no rebanho de bovinos de leite, sendo aplicáveis no pré-dipping e pós-dipping, da mesma forma como no processo de cicatrização. Durante a atividade foram distribuídas sementes crioulas para incentivar a produção de alimentos pelas famílias.


Ao final do evento, três propriedades foram selecionadas para realizar atividades práticas sobre controle de mastite clínica e subclínica, além do protocolo adequado para a ordenha. Essas práticas serão realizadas no decorrer do mês, como ferramenta de demonstração dos métodos para os bovinocultores de leite.



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto




FW Lajeado do Bugre Palestra leite FW Lajeado do Bugre Palestra leite



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.