menu
Notícias / Geral

Trindade do Sul - Trindade do Sul - Capacitação de produtores visa qualificar a atividade leiteira

Trindade do Sul - Capacitação de produtores visa qualificar a atividade leiteira

Data de publicação: 26 de junho de 2018
Hora: 10:11h



 


Através de uma parceria entre o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Trindade do Sul e o Laticínios Frizzo de Planalto, produtores de leite de Trindade do Sul participaram de uma capacitação, na semana passada, realizada para qualificar e desenvolver a cadeia produtiva do leite no município. A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores de Trindade Sul e reuniu 50 produtores. Esse trabalho tem como objetivo auxiliar na condução da atividade leiteira, através da qualificação da produção, buscando o aumento da rentabilidade das famílias e contribuindo para sua permanência na atividade.


A capacitação foi coordenada pela engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Priscila Baraldi Volpi, e pelo médico veterinário do Laticínios Frizzo, Osvaldo Salvador. Esse foi o primeiro dos quatro módulos que serão trabalhados com os produtores parceiros do Laticínios Frizzo e os agricultores que fazem parte do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), executado pela Emater/RS-Ascar. Nesta primeira capacitação o médico veterinário, Osvaldo Salvador, e a tecnóloga em alimentos, responsável técnica do Laticínios Frizzo, Selma Inês Missiura, trabalharam sobre qualidade do leite e a legislação sanitária envolvendo a atividade.


O próximo módulo acontecerá no mês de agosto, com a realização de um Dia de Campo na propriedade dos agricultores, Narlei e Fabiano Riboli. No local, foi implantada uma Unidade de Referência Técnica (URT) pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa Trigo de Passo Fundo. Trigo duplo propósito, tarumã e pastoreio são as variedades implantadas na propriedade para análise. No Dia de Campo, profissionais da Emater/RS-Ascar, da Laticínios Frizzo e da Embrapa abordarão temas como manejo de pastagem de inverno, manejo de solo para produção de pasto, planejamento forrageiro e sanidade animal. A Família Riboli está inserida no Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e sua propriedade também é uma Unidade de Referência Técnica do Projeto para o Desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis de Produção de leite (SisLeite), trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado. Os demais módulos serão realizados ao longo do ano e envolverão outros assuntos importantes para os produtores de leite.


 



 


Marcela Buzatto - AI Emater/RS-Ascar


 




986 Trindade do Sul Capacita o leite 986 Trindade do Sul Capacita o leite



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.