menu
Notícias / Geral

Novo Xingu - Novo Xingu - Ações qualificam piscicultura no município

Novo Xingu - Ações qualificam piscicultura no município

Data de publicação: 23 de maio de 2018
Hora: 10:13h



 


Para fomentar a atividade da piscicultura no município de Novo Xingu, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura vêm desenvolvendo inúmeras ações de estímulo e qualificação aos produtores. Na última semana, uma capacitação em despesca e filetagem, com preparo de receitas à base de peixe, reuniu produtores do município interessados em diversificar a atividade. A sequência de ações culminou com a realização do Jantar do Peixe, na sexta-feira (18/05).


“Realizamos a capacitação sobre processamento e aproveitamento de peixe aos piscicultores do município, em decorrência do crescimento da atividade nos últimos anos, especialmente entre os agricultores que reconhecem a importância do consumo da carne de peixe e buscam oferecer um produto de qualidade aos consumidores locais, o que lhes proporciona renda extra e diversificação da alimentação”, comentou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Elaine Pereira.


A capacitação da despesca e filetagem foi realizada na localidade da Linha Xingu Alto e foi ministrada pelo técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar de Novo Barreiro, Larri Lui. Na ocasião, foram ensinados os métodos adequados de abate, desde a despesca, depuração, desensibilização, sangria, até a retirada dos filés por meio da filetagem.


A segunda parte da capacitação envolveu a elaboração de pratos à base de peixe e foi coordenada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Cinara Martins. Os participantes receberam orientações sobre o preparo de receitas de peixe grelhado doce e salgado, lasanha, torta fria, diversos molhos, além da preparação do sal temperado com condimentos naturais, que foi utilizado na elaboração das receitas.


As atividades encerraram com o Jantar do Peixe, evento promovido tradicionalmente pela Prefeitura de Novo Xingu e Emater/RS-Ascar. No jantar foram servidos os pratos elaborados durante a capacitação, acompanhados de saladas e outros alimentos típicas locais. O evento foi realizado no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana e contou com a participação de cerca de 500 pessoas.


 



 


piscicultura 2


 


Marcela Buzatto - AI  Emater/RS-Ascar


 




piscicultura 1 piscicultura 1



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.