menu
Notícias / Saúde

UPF conta com um Centro de Especialidades Odontológicas

UPF conta com um Centro de Especialidades Odontológicas

Data de publicação: 21 de março de 2018
Hora: 10:11h



 


Faculdade de Odontologia atua em parceria com o projeto Brasil Sorridente, do Governo Federal


Frente de atuação do projeto Brasil Sorridente, dentro da Política Nacional de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde (SUS), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) atuam na ampliação e qualificação da atenção especializada na área odontológica. A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Odontologia (FO), e com a parceria da Prefeitura de Passo Fundo, é uma das instituições que oferece o serviço.


Segundo o diretor da FO, professor Dr. Alvaro Della Bona, com a expansão do conceito de atenção básica e o consequente aumento da oferta de diversidade de procedimentos odontológicos no SUS, fez-se necessário, também, investimentos para aumentar o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção, entre eles o CEO. Os Centros são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.


O professor Paulo Funk, coordenador do curso de Odontologia da UPF, ressalta que o tratamento oferecido nos Centros é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Ele explica que cada unidade credenciada recebe recursos do Ministério da Saúde. “A implantação dos Centros funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o Governo Federal, isso é, o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e estados e municípios contribuem com outra parcela”, pontua.


O funcionamento tem um processo para atender à comunidade. Os profissionais da atenção básica que atendem nas Unidades Básicas de Saúde do município (UBS) são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados, porém, apenas nos casos mais complexos. Dessa forma, os usuários que não tiverem suas necessidades em saúde bucal resolvidas nas UBS e necessitarem de atendimento especializado poderão ser encaminhados para o CEO UPF. “Aqui, apenas realizaremos os procedimentos das especialidades e somente nos usuários que forem encaminhados pela rede pública. O Centro de Especialidades não atenderá por livre demanda”, reforça Della Bona.


Serviços e envolvimento com a comunidade


Entre os serviços que são oferecidos, estão diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento aos portadores de necessidades especiais.


Para o professor Paulo Funk, as atividades proporcionarão o envolvimento dos docentes e discentes da Faculdade com os cirurgiões-dentistas da rede de saúde municipal, bem como a aproximação com os usuários da Rede de Saúde. “O Centro de Especialidade Odontológica visa fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade, como cenário de prática, reforçando o compromisso da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde da comunidade e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde, os futuros cirurgiões-dentistas”, disse.


 



 


UPF


 




UPF odonto UPF odonto



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.