menu
Notícias / Cultura

Evento discute conquistas e desafios da mulher na advocacia

Evento discute conquistas e desafios da mulher na advocacia

Data de publicação: 15 de março de 2018
Hora: 10:15h



 


Promovida pela APERGS e ESAPERGS, atividade terá palestra de Patrícia Bertolin e homenagem a Cléa Carpi


Nas últimas décadas, as mulheres tiveram importantes avanços no setor jurídico. Hoje, são a maioria nos cursos de Direito, segundo o Censo da Educação Superior. Também já são 47,8% dos profissionais registrados na OAB (Organização dos Advogados do Brasil). No Rio Grande do Sul, as Procuradoras do Estado representam 51% da categoria.  No entanto, ainda há desafios a serem superados. De acordo com pesquisa da Catho, a carreira jurídica é a que possui a maior diferença salarial de gênero — as mulheres recebem 52,7% a menos que os homens.


Para refletir sobre essas questões, a APERGS (Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul) e a ESAPERGS (Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul) promovem, no dia 19 de março, o evento "Mulheres na Advocacia: conquistas e desafios". Com apoio da ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal), a atividade é aberta ao público e ocorre às 15h, no Auditório do Praia de Belas Prime Offices.


O evento terá a palestra de Patrícia Bertolin, doutora em Direito do Trabalho pela USP e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Mackenzie. Autora do livro “Mulheres na Advocacia”, Patrícia apresentará os resultados de sua pesquisa sobre a ascensão feminina na área jurídica, feita com profissionais de alguns dos maiores escritórios do país. “No trabalho, destaco os mecanismos, estratégias e dificuldades da mulher para avançar nas carreiras de advocacia. Trata-se de um mapeamento inédito no Brasil”, adianta a palestrante.


O encontro será marcado também por uma homenagem à advogada pública Cléa Carpi. De reconhecida trajetória pela colaboração ao avanço da Justiça e do Estado Democrático de Direito, foi a primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira. Também foi a primeira advogada a presidir a OAB-RS. Ela também é decana do Conselho Pleno da entidade.


SERVIÇO


O quê: “Mulheres na Advocacia: conquistas e desafios”


Quando: 19 de março, às 15h


Onde: Auditório do Praia de Belas Prime Offices – Av. Borges de Medeiros 2500, 2º andar – Porto Alegre/RS


Quanto: gratuito


 



 


Antonio Felipe Purcino


 




mulheres advocacia mulheres advocacia



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.