menu
Notícias / Cultura

10 curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

10 curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

Data de publicação: 8 de março de 2018
Hora: 10:26h



 


O Dia Internacional da Mulher é uma data especial que inspira mulheres do mundo inteiro.


A data teve seu início nos Estados Unidos como um movimento social que tinha como objetivo trazer maior consciência e abordar os direitos das mulheres. Hoje ela é uma celebração que acontece em diferentes partes do mundo, com o foco nas mulheres e suas conquistas.


Quer saber mais? Hoje separamos especialmente pra você essas 10 curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher! Não vai perder, né? Acompanhe!


1- O primeiro Dia Nacional da Mulher foi em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos com uma declaraçaõ do Partido Socialista da América.


2- Foi Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista.


3- O dia 8 de março passou a ser o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz em 1977, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A data foi escolhida pois em 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve reivindicando salário igual ao dos homens e a redução da jornada de trabalho. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica.


4- Em 1975, as Nações Unidas sancionaram oficialmente o Dia Internacional da Mulher e começaram a patrociná-lo. Segundo eles, o salário das mulheres ainda é 27% menor do que o dos homens que ocupam a mesma função e isso vale para o mundo de maneira geral.


5- Desde 1996, a ONU atribui um tema global ao Dia Internacional da Mulher. O tema de 2018 é: “Agora é o momento: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres.


6- Declarado pelo presidente Barack Obama em 2011, os Estados Unidos designaram todo o mês de março como o “Mês da História da Mulher”.


7- É feriado oficial em 24 países e na China, na Macedónia, em Madagascar e no Nepal é feriado só para as mulheres.


8- Nos últimos anos, o Google marcou a ocasião com um “Google Doodle” para o Dia Internacional da Mulher, mudando seu logotipo na página inicial para homenagear a ocasião.


9- Em países como Portugal a data especial é celebrada com a oferta de flores às mulheres e com jantares e festas só para elas.


10- O Dia Internacional da Mulher é uma data reconhecida em mais de 25 países. Incluindo países como China, Vietnã, Uganda, Afeganistão, Cuba e Rússia.


Gostou de conhecer essas curiosidades? Comente aqui qual você achou mais interessante! Desejamos a todos um feliz Dia Internacional da Mulher!


 



 


Fonte: blog.foundit.com


 




Dia Internacional da Mulher Dia Internacional da Mulher



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.