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Pontão - Pontão - CESURG desenvolve formação pedagógica continuada

Pontão - CESURG desenvolve formação pedagógica continuada

Data de publicação: 1 de março de 2018
Hora: 10:13h



 


Na última semana, entre os dias 21 e 22 de fevereiro, o CESURG foi responsável pela formação continuada dos professores da rede municipal de educação de Pontão. A faculdade é uma instituição que preza pelo compartilhamento do conhecimento, reforçando seu compromisso social com a educação de qualidade e o desenvolvimento de ações que promovam desenvolvimento socioeconômico e cultural sustentável.


A atividade, desenvolvida a partir do Programa de Extensão Conexão CESURG, aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Pontão, e contou com três palestras que foram realizadas por professores do CESURG. Na manhã de quarta-feira (21), o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas, Carlos Daniel Baioto, ministrou a formação “Introdução ao pensamento científico em sala de aula”. Os docentes discutiram, após reflexões propostas por Baioto, sobre o que seria fazer ciências no cotidiano escolar tentando responder como se sentiu o pensamento científico, quais seriam as habilidades e competências a serem estimuladas no contexto pedagógico, a importância do registro de boas práticas e o uso de mídias no contexto pedagógico, como se constitui o pensamento científico. Para Baioto, “este tema contribui na formação dos professores por reforçar a importância da reflexão crítica em sala de aula, bem como as possibilidades que temos para desenvolver estas habilidade como profissionais”, explica.


Durante a tarde, os participantes discutiram sobre a educação no século XXI com o doutor em Sociologia Política Claudio Alberto dos Santos. Para finalizar a formação, na quinta-feira (22), a coordenadora do curso de Pedagogia do CESURG, Patricia Signor, dialogou sobre “Indisciplina da sala de aula: conflitos sociais – A escola além de um lugar de conflitos”, abordando temáticas como a mediação de conflitos no ambiente escolar e os fatores que influenciam na indisciplina em sala de aula. Patricia explicou questões relacionadas ao conceito afirmativo de conflito, o educador comprometido com a cidadania, equívocos na condução de conflitos, mediação de conflitos e técnicas para utilizar no ambiente escolar, e o conflito como propulsor de transformação social. Como afirma a palestrante, “a atividade visou sensibilizar os educadores para ações promotoras da paz e da mediação de conflitos em sala de aula, problematizando situações cotidianas no ambiente escolar e sensibilizando o educador para que ele possa atuar como um mediador de conflitos, ampliando o papel social da práxis educativa”.


 O diretor presidente do CESURG, professor Rafael Rossetto, dialogou com os educadores na tarde de quinta-feira, destacando a importância do investimento constante na formação continuada, na capacitação dos educadores e na melhoria da qualidade da Educação. “É preciso que nós, educadores, acreditemos e lutemos por uma educação melhor para nossas crianças e jovens, resistindo aos ataques e perdas de direitos que vêm sendo impostos pelos governos estadual e federal”, frisou, ao parabenizar também a administração municipal pela valorização docente e preocupação com a formação de seus professores.


 



 


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