menu
Notícias / Geral

Rodeio Bonito - Rodeio Bonito - Perfil ideal de gestor para cooperativas é debatido em Fórum Regional do Cooperativismo

Rodeio Bonito - Perfil ideal de gestor para cooperativas é debatido em Fórum Regional do Cooperativismo

Data de publicação: 14 de novembro de 2016
Hora: 09:44h



 


Nesta sexta-feira (11/11), em Rodeio Bonito, foi realizada a 14ª edição do Fórum Regional do Cooperativismo, na seda da Sicredi Alto Uruguai RS/SC. O evento reuniu autoridades e lideranças do setor, no auditório da cooperativa anfitriã, para debater o perfil ideal de gestor administrativo de uma cooperativa. A temática do Fórum foi proposta visando o fortalecimento das cooperativas locais e regionais, com enfoque à gestão eficiente e eficaz, capaz de impulsionar o cooperativismo e, dessa forma, gerar renda e qualidade de vida às pessoas envolvidas.



O Fórum Regional do Cooperativismo acontece de forma itinerante, a cada três meses, nos municípios sedes das cooperativas da região participantes do evento. O objetivo desta iniciativa éunir, em um mesmo local, diferentes lideranças cooperativas e associativas dos mais diversos ramos do cooperativismo para, juntas, discutir e construir alternativas que fortaleçam o espírito cooperativo na região. A Emater/RS-Ascar, através da Unidade de Cooperativismo (UCP) oferece suporte e apoio às cooperativas, no intuito de fomentar a intercooperação e capacitar os profissionais envolvidos no setor.



A programação do Fórum este ano iniciou com a participação do presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Eugenio Poltronieri, contando um pouco da história dos 35 anos da cooperativa, apresentando sua estrutura e alguns resultados. Poltronieri também falou sobre a temática central do Fórum, o papel do líder cooperativista. 



“Queremos protagonistas em nossas organizações. Pessoas engajadas, comprometidas, automotivadas, com elevado senso de responsabilidade. Com espirito de quem é ‘dono do negócio’. Na realidade, queremos líderes em todos os lugares. Em todos os cargos. Em todas as funções. Mas para isso, é importante saber que liderar não é impor, mas é despertar nos outros a vontade de fazer”, exclamou o presidente da Sicredi.



Na sequência, os participantes reuniram-se em grupos para discutir como é possível potencializar e impulsionar ainda mais as cooperativas da região. Ao encerrar os trabalhos em grupos, foi apresentada uma proposta de formação e capacitação para os gestores das cooperativas. A Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar apresentou também uma proposta de seminário regional para ser realizado em data alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em julho, visando fortalecer o setor e mostrar o potencial das cooperativas da região.



Entre as autoridades participaram do Fórum o prefeito de Rodeio Bonito e presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Nilson Luis Dal Cortivo, o coordenador estadual do Programa Extensão Cooperativa (PEC), Francisco Emilio Manteze, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, e o presidente do Fórum Regional do Cooperativismo, Wagner Rogerio Bohn.



A 15ª edição do Fórum Regional do Cooperativismo acontecerá em março de 2017, com possibilidade de ser realizado no município de Seberi.



Por Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto




sarandi 14 11 16 cooperativismo sarandi 14 11 16 cooperativismo



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.