menu
Notícias / Geral

Trindade do Sul - Trindade do Sul - Trindade do Sul promove 5ªedição do Seminário de Bovinocultura de Leite e Mostra da Terneira

Trindade do Sul - Trindade do Sul promove 5ªedição do Seminário de Bovinocultura de Leite e Mostra da Terneira

Data de publicação: 21 de março de 2015
Hora: 09:34h








No intuito de fortalecer a atividade leiteira através da capacitação dos pequenos produtores de Trindade do Sul e região, a Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura promoveram, na quinta-feira (19/03), a 5ª edição do Seminário de Bovinocultura de Leite e Mostra da Terneira. Cerca de 150 agricultores de Trindade do Sul, Gramado dos Loureiros, Iraí, Nonoai, Planalto, Rio dos Índios e Três Palmeiras participaram do evento realizado no salão paroquial. 


O uso da genética como estratégia para evolução do rebanho leiteiro, com destaque aos aspectos que são essenciais para aumentar o potencial genético dos animais, garantindo a alta produtividade e o bom desempenho do rebanho, foi o enfoque da palestra ministrada pelo médico veterinário da CRV Lagoa, Leonardo Moreira. “Todo produtor deseja ter animais produtivos e bem adaptados ao seu sistema de produção, para isso, é necessário conhecer o real valor genético do rebanho, identificar oportunidade para melhorias e ajustar estratégias de manejo nutricional, sanitário e reprodutivo”, explicou o veterinário.


O gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mário Coelho da Silva, falou da importância da realização do evento, em especial pelo momento que passa a atividade leiteira. “Estamos aqui para adquirir mais conhecimento, aprender sobre novas tecnologias e reconhecer a importância do leite para nossa região. A atividade leiteira é a salvadora da pequena propriedade rural, pois é a que proporciona renda mensal”, destacou. Coelho ressaltou ainda o valor das parcerias e a importância da união entre as entidades na busca pelo desenvolvimento da agricultura na região.


O prefeito de Trindade do Sul, Luiz da Silva Rosa, reconheceu o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar e reafirmou a parceria com a instituição para continuar trabalhando pelo desenvolvimento do meio rural e das famílias que vivem no campo. À tarde, a programação seguiu com a apresentação e avaliação das terneiras.


“A atividade leiteira no município de Trindade do Sul tem grande importância econômica e social, sendo desenvolvida principalmente por agricultores familiares, que encontram na produção de leite fonte de renda para a propriedade e sustento para a família. A atividade é a principal responsável pela permanência das famílias no meio rural”, comentou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar Darlei Marini.


Trindade do Sul possui cerca de 150 produtores de leite, que conduzem a atividade buscando o menor custo de produção. Na maioria das propriedades a produção está baseada no sistema semi-intensivo, à base de pastagem. A média da produção animal/dia é 14 litros de leite.



127


Foto: Marcela Buzatto – Emater/RS-Ascar


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.







126 126
126
whats rodape



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.